COMUNICAÇÃO

SIGAD: Administração superior recebe treinamento em sistema de atendimento

27/10/2009 12:49 | Por

Na última sexta-feira (23), dez defensores públicos do Estado da Bahia participaram do treinamento para utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atendimento da Defensoria (SIGAD). A capacitação aconteceu na Universidade Salvador (UNIFACS), localizada na Avenida Luiz Viana Filho.

De acordo com a defensora pública geral Tereza Cristina Almeida Ferreira, a instituição está providenciando todas as medidas necessárias para a instalação do sistema. "Já estamos contratando pessoal preparado para dar todo suporte necessário no acompanhamento deste sistema, que é muito importante para desenvolver gestão de atendimento bem como conhecer o perfil do nosso assistido, para que a Defensoria possa fortalecer a sua atuação e o verdadeiro acesso à Justiça", declarou.

O subdefensor público geral Clériston Cavalcante, idealizador do projeto de implantação, afirmou que o SIGAD foi pensado para auxiliar a instituição no tocante à atuação de seus membros, já que a Defensoria não dispunha de um sistema que organizasse os dados dos atendimentos realizados pelos defensores. Para ele, o sistema ajudará a registrar os dados dos atendimentos com mais eficiência, pois, muitas vezes, o número de atendimentos realizados pelos defensores é superior ao relatado.

Na avaliação de Cavalcanti, o SIGAD é um instrumento de fortalecimento da instituição, visto que a intenção é que a contabilização dos atendimentos seja a mais fiel possível à atuação de seus membros e mostre, assim, com mais precisão, o trabalho da Defensoria Pública. "Contamos que o defensor público utilize o sistema, o alimente com os dados e avalie o que pode ser melhorado no mesmo para alcance dos objetivos institucionais", afirmou o subdefensor público geral.

Além da defensora pública geral e do subdefensor público geral, estiveram presentes no treinamento as coordenadoras executivas das Defensorias Públicas Especializadas da Capital e do Interior, respectivamente, Carmen Novaes e Firmiane Venâncio, e os subcoordenadores das Defensorias Públicas Especializadas da Capital. A Defensoria Pública da Bahia será a primeira implantar o sistema integrado de gestão de atendimento.