COMUNICAÇÃO

SIMÕES FILHO – Ação Social no Lar Benedita Camurugi é promovida pela DPE/BA

19/12/2018 17:34 | Por Amanda Santana - DRT/BA 5666 (texto)

Na ocasião foi realizado um cinema matinal com filme e pipoca, para crianças e adolescentes que se encontram abrigadas

Com o objetivo de promover entretenimento e aprendizado para as crianças e adolescentes que estão em situação de acolhimento, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou ação social no Lar Benedita Camurugi, na terça-feira, 18, em Simões Filho.

As defensoras públicas que atuam em Simões Filho, na área de Infância e Juventude, Leila Portugal e Eveline Portela estiveram na ocasião e entre outras atividades realizadas, colocaram a reprodução do filme “Divertida Mente”, colocaram pipocas para crianças e fizeram uma espécie de “cinema”.

A passagem do filme possibilitou reflexões sobre a importância de sempre buscar a alegria e o otimismo em todas as situações da vida. A defensora pública Eveline Portela comentou sobre o evento: “Juntamente com nossa equipe, nos sensibilizamos, promovemos o cinema e arrecadamos dinheiro para fazer o período natalino destas crianças que se encontram no abrigo provisório”.

A defensora pública Leila Portugal disse que o objetivo foi proporcionar uma manhã prazerosa e de diversão para aquelas crianças no momento de fim de ano, já que elas não estão com suas famílias biológicas e para que se sintam acolhidas, seja pelas pessoas que trabalham no abrigo, como por todas as instituições.

“Podemos demonstrar que além de trabalharmos pela causa das crianças, estamos ali cuidando delas para que se sintam acolhidas. A intenção foi fazer um bate papo justamente para perceber delas as reações em relação ao filme”, finalizou a defensora pública Leila Portugal.

Após o filme, ocorreu um bate papo com as crianças sobre essa viagem original e inesperada de tantos sentimentos apresentados. Ao final do evento, foram ofertados lanches e entregues presentes para que o clima de confraternização contagiasse a todos os jovens participantes da ação social.

Também estiveram presentes na ocasião, os servidores da Defensoria Pública, a coordenadora e a psicóloga do Lar Irmã Benedita, Luciene Bitencourt e Elen Dimas, respectivamente.

O Lar Irmã Benedita Camurugi é uma entidade de acolhimento de crianças em situação de risco e vulnerabilidade, criada desde 1994, localizada no centro de Simões Filho, na Praça da Bandeira. Atualmente, a Instituição conta com 17 crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Válido destacar que o Lar sobrevive de doações da comunidade e de um bazar promovido mensalmente na própria sede de Simões Filho.