COMUNICAÇÃO

Simões Filho – Cidadão pede itinerâncias da Defensoria para distritos próximos ao município

04/05/2016 18:34 | Por Luana Rios DRT/BA 4867 (texto e foto)
Conferência pública aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 04, no Fórum da cidade

Cidadãos de Simões Filho opinaram sobre como gostariam que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA investisse seu orçamento em 2017. Na manhã dessa quarta-feira, 04, enquanto esperavam para fazer exames de DNA gratuitos oferecidos pela instituição, eles preencheram a consulta pública referente as áreas de atuação que a instituição deve priorizar no próximo ano.

Também foi até o Fórum de Simões Filho cumprir o seu papel de cidadão consciente o membro do Grupo Operativo da Ouvidoria, José Rodrigues Ferreira, conhecido como "Azaza". "Gostaria de pedir ampliação dos serviços da Defensoria Pública nos distritos próximos a Simões Filho, como Pitanga de Palmares e comunidade do Dami", disse. A representante da Secretaria de Cultura do município, Deise Santos, concordou: "É uma realidade que a gente não percebe, mas existe".

Já a presidente do Conselho Municipal de Direitos de Política Públicas para Mulheres, Clarice Paixão, fez questão de estar presente a fim de opinar sobre o orçamento para 2017 da Defensoria Pública. "Todas as vezes que solicitamos apoio das defensoras (Eveline Rocha e Leila Portugal) para nossas demandas, sempre que podem, elas veem nos ajudar", comemorou.

O defensor público Maurício Saporito destacou a importância da consulta pública para que a instituição ajude a escrever o futuro da população. "O que os senhores querem? O que os senhores esperam de nós?", questionou aos presentes. Para a defensora pública Eveline Rocha, titular da comarca, é fundamental direcionar os recursos de uma forma eficaz. Atualmente, segundo Eveline, em Simões Filho, atuam oito promotores de Justiça, cinco juízes e apenas dois defensores públicos para absorver essas demandas.Ao apresentar seu trabalho na comarca, a defensora pública Leila Portugal, falou sobre números da área Criminal. Segundo a defensora, são mais de cinco mil processos tramitando na 1ª e 2ª Vara Crime do município, além de 150 internos na Colônia Penal e outros 60 presos na delegacia atualmente.

Simões Filho foi a vigésima quinta comarca a receber o ciclo de conferências públicas da Defensoria Estadual este ano. Ainda ocorrerão durante o mês de maio, consultas públicas nos municípios de Candeias, Barreiras, Paulo Afonso e na capital baiana. Ainda esse mês, a DPE encaminhará a proposta de orçamento a partir da opinião popular para a Secretaria de Planejamento da Bahia.