COMUNICAÇÃO
Simões Filho – Defensoria realiza mutirão de atendimento no lançamento da cartilha na Colônia Penal
A ação será desenvolvida em todas as comarcas onde existam unidades prisionais no estado da Bahia
Foi lançada nesta segunda-feira, 14, a cartilha Reconstruindo o Caminho para a Cidadania na Colônia Penal de Simões Filho. Esta iniciativa da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA será replicada em todas as comarcas onde houver presídios no estado da Bahia. A cartilha tem cunho informativo e visa explicar aos custodiados os direitos e deveres enquanto se encontrarem em situação prisional, para que possam ter acesso aos benefícios previstos em lei.
A defensora pública Leila Nascimento Portugal reuniu todos os custodiados e lhes explicou o objetivo da cartilha que foi entregue a cada um eles. "A iniciativa da Defensoria Pública em lançar esta cartilha, na minha concepção é de fundamental importância, porque os internos precisam ter noção de que eles estão sendo realmente assistidos, que tem alguém fazendo alguma coisa por eles. E este é o papel da Defensoria, fornecer a eles o acesso à Justiça", argumentou a defensora pública.
De acordo com o diretor adjunto da Colônia Penal de Simões Filho, Archemedes Benício L. Netos, dos 240 internos que cumprem pena na unidade prisional, apenas seis possuem autorização judicial para saírem para trabalhar. Leila Portugal acredita que este baixo número é devido a dois fatores: a discriminação por parte da sociedade e a negativa judicial, devido ao grau de periculosidade do custodiado. "A sociedade não dá oportunidade, não quer ter convívio com pessoas em situação prisional, não sabendo elas que na verdade, contribuiriam muito para que essas pessoas deem um novo rumo as suas vidas", considerou Leila Portugal.