COMUNICAÇÃO

Simões Filho – Defensoria segue atendimento a famílias pela Ação Cidadã Sou Pai Responsável

19/08/2016 12:38 | Por Luana Rios DRT/BA 4867
No primeiro dia de coleta foram realizadas 10 coletas de exames de DNA gratuitos

Paternidade responsável. Mais do que o registro do nome do pai na certidão de nascimento. Mais do que o pagamento de pensão alimentícia. Inclui também afeto, atenção e presença. A fim de sensibilizar a população acerca dessa importância dos pais na vida dos filhos, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA segue intensificando a Ação Cidadã Sou Pai Responsável nas comarcas onde está presente. Em Simões Filho, 10 famílias realizaram a coleta para o exame de DNA gratuito na terça-feira, 16 e na próxima quarta-feira, 24, outras 15 famílias estão agendadas para a coleta do material.

De acordo com a defensora pública Eveline Rocha, os exames são realizados periodicamente na Defensoria Pública em Simões Filho. O cidadão interessado deve procurar a unidade localizada no Fórum do município, Avenida Altamirando de Araújo Ramos, s/nº, para o agendamento. “Sempre nos momentos de abertura do resultado, a Defensoria faz um trabalho de conciliação e conscientização para a importância não apenas do vínculo biológico, mas, sobretudo, do vínculo afetivo”, complementou a defensora pública.

AÇÃO CIDADÃ SOU PAI RESPONSÁVEL

A Ação Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia já realizou mais de 13 mil atendimentos desde a sua criação, em 2007, com a realização de exames gratuitos de DNA para comprovação de paternidade com objetivo de regularização da certidão de nascimento do filho. Através da mediação e conciliação a Defensoria também procura estimular a conscientização dos pais para a importância da harmonia e do afeto para o desenvolvimento das crianças.

Na edição 2016, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável traz como padrinhos os jogadores Feijão, meio-campo do Bahia (de Salvador), e Fernando Miguel, goleiro do Vitória