COMUNICAÇÃO
Sistema cicloviário é debatido para a Copa 2014: Defensoria se posiciona sobre o caso
A Defensoria Pública foi convidada nesta terça (26) a participar de uma reunião com a Conder para debater o sistema cicloviário de Salvador. A reunião foi realizada na Câmara Municipal e partiu das discussões sobre o modelo de transporte ideal para que sejam resolvidos os problemas da mobilidade urbana na capital. O modelo já prevê a Copa de 2014. O vereador Gilmar Santiago (PT), presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente é o autor da Lei nº 8.040/2011, que institui as diretrizes para a implantação do sistema de uso de bicicletas no trânsito.
Para ser aprovada, foram apresentadas as vantagens da implantação do sistema em Salvador, como diminuidor de acidentes com vítimas no trânsito, é um exercício físico, um transporte ecologicamente correto e evita engarrafamentos. Para a defensora pública Marta Torres, a ideia foi aprovada, mas com preocupações a serem analisadas. "A Defensoria Pública precisa saber se os bairros periféricos serão contemplados, pois de acordo com uma pesquisa realizada pela Conder, a maioria dos usuários de bicicletas é oriunda de bairros da periferia", exclamou a defensora.
Para tal, será marcada uma nova audiência para debater junto à Transalvador para cobrar mais segurança no trânsito aos bairros mais carentes. "É necessário concretizar o fato ressaltando com o direito fundamentado à liberdade de locomoção, além de ser um transporte gratuito", completou Marta Torres.