COMUNICAÇÃO
Sistema de Informática do Pará é avaliado por defensores da Bahia
Em visita às instalações da Defensoria Pública do Pará, a equipe da Corregedoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia visitou o Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI). A Corregedora Maria Auxiliadora Teixeira, junto com a defensora Walmary Dias Pimentel e a analista de sistema Daniele Tavares Souza analisaram como funciona o sistema de atendimento da instituição.
Maria Auxiliadora explica que a vinda à Defensoria Pública do Pará se deu por ser referência em relação ao sistema de atendimento. "Logo que me tornei corregedora-geral, no começo do mês, uma das minhas metas foi aprimorar a nossa forma de atendimento. Vimos que a Defensoria do Pará é referencial neste sentido e, ao visitar as instalações, pudemos constatar o motivo dessa referência", disse.
Para a analista de sistema Daniele Souza, a visita foi gratificante para o aprimoramento dos atendimentos de ambas as Defensorias. "Com certeza essa visita vai enriquecer o nosso sistema de atendimento. Pudemos observar que existem coisas que o sistema daqui contempla, e o nosso não, e vice-versa, portanto essa troca de informações é um casamento perfeito", avaliou.
De acordo com Bruno Bonasser, coordenador do Núcleo de Tecnologia e Informação em exercício, o referencial do Sistema Controle Processual Jurídico (SCPS) se dá pela dedicação e planejamento. "Ficamos felizes em saber que o nosso sistema é referência para as outras instituições. Isso, com certeza, se dá pelo nosso planejamento e pelas constantes melhorias que fizemos ao longo dos anos", salientou. Criado em 2009, o SCPS foi atualizado em 2014, sempre visando a melhoria nos atendimentos.
Maria Auxiliadora ressaltou que a troca de experiências entre as duas Defensorias fortalece as relações institucionais e só tem a trazer melhorias para o atendimento de ambas às instituições. "Devemos pensar nas atividades das defensorias públicas de maneira uniforme, para assim conseguir atingir o melhor atendimento para a população. Esse intercâmbio de ensinamentos e aprendizado é essencial para o aprimoramento dos nossos serviços", pontuou.
Já Walmary Dias Pimentel ressaltou que a parceria entre Pará e Bahia deve servir de exemplo para as demais instituições "A integração entre as duas só tem a melhorar os nossos atendimentos. Queremos que essa parceria entre Pará e Bahia se torne um exemplo para as demais instituições, para que o fluxo de troca de informações seja constante e, assim, uniformizarmos o atendimento em todo o Brasil", destacou.