COMUNICAÇÃO

Sistema prisional é discutido em mesa redonda Sem dó e sem pena: a vida nas prisões brasileiras

07/02/2017 19:56 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA 3686 (Texto e Foto)

O subdefensor geral da DPE/BA questionou durante o evento a eficácia da atual política de combate à drogas

Na manhã desta terça-feira, 7, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou da mesa redonda "Sem dó e sem pena: a vida nas prisões brasileiras", realizado no teatro da Universidade Estadual da Bahia – Uneb e promovido pela mesma instituição.

O subdefensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, esteve presente no evento, oportunidade na qual fez críticas à atual política de combate às drogas, que segundo ele, é um modelo comprovadamente fracassado. "O que gera o grande número de mortes que causa hoje, não é a substância em si, mas é a política contra ela", afirmou Rafson Ximenes.

Avançando no debate Rafson Ximenes questionou: "por que que tratamos a questão das drogas como uma espécie de pecado maior da sociedade, se qualquer sociedade do mundo consome drogas? São fugas da realidade. Apesar disso, a gente trata, e utiliza uma política chamada de guerra às drogas, responsável talvez, pelo maior encarceramento no mundo, como um fato inafastável de qualquer política de segurança.

Participaram do evento representantes do Tribunal de Justiça da Bahia, do Ministério Público da Bahia, da Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia, da Uneb e da Pastoral carcerária.