COMUNICAÇÃO

Situação de processos de população carcerária em Jequié é regularizada

05/09/2011 23:00 | Por

Um mutirão para verificar os processos da população carcerária de Jequié, localizada a 365km da capital baiana, realizado entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, liberou mais de 100 internos do complexo prisional do município. O evento foi uma iniciativa do Tribunal de Justiça da Bahia e contou com a participação dos defensores públicos Pedro Rodrigues, Rafson Ximenes e André Maia.


A unidade prisional de Jequié abriga cerca de 779 internos, entre homens e mulheres. Só o defensor Pedro, um dos três representantes da Defensoria no mutirão, contabilizou mais de 40 atendimentos entre pedidos de remissão de pena, liberdade provisória, progressão de regime aberto e semiaberto, dispensa de pagamento de fiança. "Vários processos que dependiam da análise do juiz da comarca tiveram um desfecho n mesmo dia", afirma.


Segundo o subcoordenador das Defensorias do interior, Gilmar Bittencourt, o mutirão também ajuda na prevenção de motins e fugas. "É importante dar um posicionamento sobre a situação em que eles se encontram, até mesmo para tranquilizá-los", explica.