COMUNICAÇÃO

Solenidade celebra o Dia Nacional da Defensoria Pública

19/05/2017 21:06 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499
SONY DSC

Evento foi realizado no Hotel Deville, em Salvador, e entrega de medalhas e posses foram destaques

“A vida é trem-bala, parceiro, e a gente é só passageiro prestes a partir”. A música trem-bala, de Ana Vilela, cantada pelo coral das crianças e adolescentes do Bairro da Paz e regida pelo maestro Keiler Rego, deu o tom às comemorações pelo Dia Nacional da Defensoria Pública, na Bahia, nesta sexta-feira, 19.

Após as reuniões das comissões temáticas, no turno da manhã, à tarde foi a vez da posse dos membros eleitos para compor o Conselho Superior da Defensoria Pública – CSDP e da ouvidora-geral, para o biênio 2017-2019, Vilma Reis. Realizado no Hotel Deville, em Itapuã, o evento contou com a participação de defensores públicos, autoridades civis e militares, representantes de órgãos municipais e estaduais, de movimentos sociais e entidades de classe, parlamentares e dos candidatos aprovados no último concurso para defensor público.

Durante a solenidade, a socióloga, cientista política e diretora de pesquisa da CNJ, Maria Tereza Sadek, destacou o papel da Defensoria Pública no acesso e na defesa aos direitos: “e somos todos iguais. “Se existe uma instituição que serve para consolidar a democracia, esta instituição é a Defensoria Pública, que tem por dever institucional garantir a igualdade e a inclusão dos cidadãos. Somos todos iguais!”, defendeu Sadek.

“Nós somos responsáveis por dar visibilidade aos que, muitas vezes, são tratados como invisíveis. Parabéns a todos nós pela nobre função social que exercemos”, parabenizou o diretor da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – ADEP, João Gavazza.

“Se todo mundo soubesse o valor que a Defensoria Pública tem, se pintava de verde e virava defensor público também”. Assim, o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, parabenizou os 274 defensores públicos baianos e destacou a importância desta data para a Defensoria Pública.

Medalhas

Na segunda parte da solenidade, as medalhas e diplomas de Honra ao Mérito da Defensoria Pública foram entregues a quatro mulheres: Marta Cristina Nunes Almeida (Categoria contribuição profissional, destinada aos defensores públicos em atividade), Nívea Castelo Branco Fahiel (Categoria contribuição Ivo de Kermartin), Zeneide Maria Fernandes (Categoria contribuição de União para servir ao povo) e Maria Tereza Aina Sadek (Categoria contribuição honorífica).

Posse dos membros do Conselho Superior

Para finalizar o evento, a socióloga Vilma Reis assinou o termo de posse do cargo de ouvidora-geral, para o biênio 2017-2019, e os defensores públicos Tereza Cristina Almeida Ferreira, Martha Lisiane Cavalcante, Raul Palmeira, Isabel Neves, José Jaime Neto e Daniel Nicory assinaram o termo de posse como membros titulares do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia, também para o biênio 2017-2019.

“Parabéns a todos os eleitos pela coragem de lançar seus nomes. O desafio é construir uma Defensoria Pública mais próxima e igualitária na defesa dos direitos do cidadão”, orientou o defensor-geral Clériston Cavalcante de Macêdo.