COMUNICAÇÃO

Sou Pai Responsável encerra intensificação de exames de DNA em Salvador com 104 pessoas atendidas

22/08/2022 16:48 | Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922

Ação continua funcionando o ano inteiro, mas mediante agendamento prévio pela Central de Relacionamento com o Cidadão da Defensoria

A intensificação das atividades da Ação Cidadã Sou Pai Responsável em Salvador foi concluída na sexta-feira (19), após seis dias de coletas de DNA e orientações ao cidadão sobre paternidade. Ao todo, 104 pessoas foram atendidas no período.

O encerramento aconteceu na Arena Fonte Nova, onde a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA manteve um ponto de atendimento, em parceria com o Esporte Clube Bahia, durante toda a semana posterior ao Dia dos Pais.

“A repercussão da campanha este ano foi muito positiva, nós conseguimos atingir com sucesso a meta de conscientizar pais ausentes sobre a necessidade de reconhecer e exercer a paternidade. Pautamos a mídia a falar sobre paternidade socioafetiva, bem como realizamos diversas orientações de como formalizar essa relação. Estamos felizes em mais uma vez contribuir para a criação e a restauração de muitos vínculos familiares”, destacou a coordenadora a Especializada de Família e Sucessões da DPE/BA, Analeide Accioly, que atuou de forma conjunta com a também coordenadora, Paula Nunes.

Analeide agradeceu ainda a parceria com o Bahia, que permitiu mais visibilidade à ação ao disponibilizar um ponto para coletas de DNA na Fonte Nova, ao lado da Loja do Esquadrão.

Saiba onde agendar exames de DNA pela Ação Cidadã Sou Pai Responsável na capital e no interior

“Soube do atendimento pela televisão. É difícil conseguir fazer DNA, então foi legal ter achado esse serviço e conseguido realizar com sucesso. O teste é só para tirar a dúvida. Vou cuidar [da filha] da melhor forma possível e fazer a minha parte como pai”, declarou Jucimar Bispo, um dos assistidos que fez os exames de DNA no ponto de atendimento da DPE na Fonte Nova, junto com a mãe, Naara Silva, e a suposta filha recém nascida, com apenas 11 dias.

Já seu Gilmar dos Santos procurou a Defensoria durante a ação Sou Pai Responsável na Arena Fonte Nova na semana passada para reconhecer o pequeno Marcos Vinícius, de dois anos, que já cuida desde recém-nascido. Segundo ele, que é auxiliar de descarga de caminhões em mudanças, a mãe da criança usa substâncias psicoativas. Ela não pôde ajudá-lo a assumir, e desde então, com a ajuda da irmã, é ele quem cria – uma exceção, num universo de mais de 65 mil crianças abandonadas pelo pai na Bahia, nos últimos seis anos.

“Independente que ele seja ou não meu filho, eu vou continuar cuidando. Pai não é o que faz, é quem cria. Nós dois nos apegamos muito juntos, eu já estou acostumando com ele, e ele acostumado comigo. Minha preocupação é que amanhã seja um cidadão de bem, não fique mais jogado pela rua e nem venha dar trabalho à sociedade”, destacou Gilmar, que acolheu a criança, que estava em situação de rua junto com a mãe.

Ele aproveitou os serviços de exame de DNA gratuito oferecidos pela Defensoria para comprovar se realmente é o pai biológico, e, caso não seja, poder contar ao filho quando ele crescer.

 

Sou Pai Responsável em Salvador

Embora a Sou pai Responsável já tenha encerrado o período de atendimento de demandas espontâneas na Fonte Nova, haverá uma itinerância na Casa Pia e no Colégio Orfãos de São Joaquim (em frente à Feira de São Joaquim, em Salvador) que encerrará as atividades da ação, no dia 1° de setembro.

Mas, o serviço continua funcionando o ano inteiro, mediante agendamento. É possível solicitar à Defensoria a realização dos exames e o reconhecimento de paternidade pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), por meio dos números Disque 129 ou 0800 071 3121; via agendamento pelo site da Defensoria; via chatbot no Facebook ou pelo aplicativo Defensoria BA, no sistema Android.

 

Repercussão

A Sou Pai Responsável 2022 repercutiu positivamente na mídia após o seu lançamento, no dia 10 de agosto, em coletiva à imprensa, que auxiliou a Defensoria da Bahia a convocar pais a assumirem seus filhos (biológicos e socioafetivos). Desde então, houve ao menos 55 inserções sobre a campanha em matérias e reportagens de TV, rádio, e jornal impresso e digital. Cerca de 28 veículos diferentes noticiaram a ação antes e depois do Dia dos Pais – entre eles, os maiores do estado, como TV Bahia (Globo), TV Itapoan (Record), TV Aratu (SBT), Band News, Correio 24h e G1.