COMUNICAÇÃO
Sou Pai Responsável – parceria da DPE/BA com Esporte Clube Bahia emplaca quase 300 atendimentos em uma semana
O trabalho conjunto é uma das ações de intensificação da Defensoria para reconhecimento de paternidade
Há quem diga que gol só pode ser marcado dentro de campo, porém, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, por meio da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, mostrou que é possível emplacar golaço fora dele também. Na manhã deste sábado, 10, após finalizar o serviço de mutirão para realização de exame de DNA e reconhecimento de paternidade na Loja do Esquadrão, os números mostraram-se expressivos: 291 atendimentos em uma semana. Prova de que a parceria entre a DPE/BA e o Esporte Clube Bahia deu ‘match’.
“É uma experiência gratificante terminar a semana com 90 exames e 291 atendimentos. Na central a gente fez 189 exames em sete meses e aqui, em apenas seis dias, a gente fez 90. A Defensoria estimula a paternidade há mais de dez anos ininterruptamente e é sempre um desafio pensar em estratégias diferentes para potencializar a ação, mas o resultado, por si só, mostra que esse planejamento deu certo. Tocamos o coração das pessoas e demos a oportunidade para que pais e filhos possam reconstruir suas vidas”, relatou a defensora pública Tatiane Franklin Ferraz, que coordena a Especializada de Família e Sucessões.
Ao longo da semana foram diversos motivos que levaram pais, mães e filhos ao local. Entre eles, o vendedor autônomo Everaldo Nascimento, que foi o primeiro a chegar na manhã de hoje, antes mesmo do início dos atendimentos. “O que me fez procurar esse órgão tão conceituado como é a Defensoria Pública, é exatamente esclarecer uma dúvida de muito tempo. Há 30 anos eu tive um envolvimento único com uma pessoa e depois daí eu não tive mais nenhum contato com ela. Nasceu a minha suposta filha, mas confesso que não acreditava ser meu. Passei a ter dúvidas depois de todas as coisas que minha família falava sobre, principalmente minha mãe, que infelizmente morreu antes de eu fazer esse exame. Venho aqui hoje por mim e por ela, que tanto me pedia para fazer”, revelou.
Diferentemente de Everaldo, que tem a família acreditando que a jovem de 30 anos é filha dele, com a manicure Fabiana Silva, o caso é inverso. Com seu bebê recém-nascido nos braços e ao lado do seu marido, a manicure buscou exame de DNA a fim de provar para a família do companheiro que o filho era do casal. “Meu filho nasceu branco dos olhos azuis e meu marido é negro. A família dele fica questionando a todo momento se ele é realmente o pai e esquece que minha família é branca e meus avós tinham olhos claros. Temos nove anos juntos e, apesar de ele não duvidar, o questionamento por parte de sua família me entristece e machuca. Não tenho condições de pagar exame agora, essa oportunidade surgiu na hora certa”, explicou a manicure.
Retrospectiva
Os primeiros indícios da parceria com o Bahia surgiram na sexta-feira passada, 3, quando foi lançado o vídeo “Em Nome do Filho” nas redes sociais do Esquadrão e da DPE/BA. No domingo, 04, faixas da campanha da DPE/BA “Sou Pai Responsável” foram exibidas antes do jogo contra o Flamengo e durante o intervalo, bem como a exibição do vídeo no telão do estádio. Na segunda-feira, 05, os atendimentos foram iniciados.
A parceira faz parte do projeto Defensoria na Torcida e fortalece a Ação Cidadã Sou Pai Responsável, que é realizada pela DPE/BA durante todo e busca tanto estimular a participação dos pais no convívio e desenvolvimento dos filhos, como incentivar homens relutantes a assumirem a paternidade de crianças sem registro. Em agosto a Ação é intensificada por campanha publicitária, devido ao Dia dos Pais, que se comemora neste mês. Este ano, o lançamento oficial ocorreu quinta-feira, 08.
“Importante que as instituições tenham consciência do seu papel como elemento de transformação da sociedade. O Bahia, como clube do povo, clube de todas e de todos, sabe da sua importância no enfrentamento de conflitos sociais que comprometem a formação de uma sociedade mais justa, humana e igual. Enfrentar o problema da ausência paterna, estimular a paternidade responsável foi o caminho encontrado para abordarmos o dia dos pais com uma pauta propositiva e necessária. A parceria com a defensoria uniu pessoas, atraiu a atenção para a presença paterna, para a importância do registro. Ficamos surpresos com a adesão da população, o que reforça a importância da Defensoria e do Bahia para a busca por uma sociedade melhor”, relatou, em seu depoimento, o assessor parlamentar do Bahia, Tiago César.
Para o presidente do time, Guilherme Bellintani, a expectativa é que o trabalho conjunto continue. “A gente já esperava muito, mas a parceria surpreendeu ainda mais. Um momento muito importante para o Bahia, para a própria Defensoria e para a sociedade baiana também. A gente conseguiu fazer uma movimentação grande e com certeza foi uma experiência que veio para ficar. Apesar de ser apenas o primeiro ano em conjunto, podemos afirmar que queremos que se repita todos os anos e em vários outros segmentos sociais. Essa parceria da Defensoria Pública e o Esporte Clube Bahia foi um golaço”, afirmou.
Números
Com doze anos de criação, a instituição já realizou 20.685 exames de DNA. Em salvador, de janeiro a julho de 2019, foram atendidos 801 casos, com 189 testes de DNA realizados. O total de exames nas unidades da capital e interior é 1.312 até 30 de julho. Somados aos exames realizados em agosto, o número já ultrapassa 1.400.
A Ação Cidadã Sou Pai Responsável segue em parceria agora com o Esporte Clube Vitória, onde os atendimentos iniciaram às 16h de hoje na loja do Vitória, no Estádio Manoel Barradas, mais conhecido como Barradão. As atividades lá, seguirão até a próxima semana, 16.