COMUNICAÇÃO

Subcoordenadores das Regionais da Defensoria Pública fazem retrospectiva da atuação de 2015

13/01/2016 15:21 | Por Luana Rios DRT 4867/BA (texto e foto)
Atuação itinerante da Defensoria Pública no interior do Estado foi destacada

Ações itinerantes em comarcas onde não há defensor público, em Bases Comunitárias de Segurança do interior, e conferências públicas para escutar o cidadão na construção do orçamento participativo. Esse é o panorama do trabalho da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA nas regionais, avaliado como positivo pelo defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo. O balanço foi apresentado pelos subcoordenadores das seis Regionais da instituição durante reunião, nessa terça-feira, 12, que também contou com o subdefensor-geral, Rafson Ximenes; e o coordenador executivo das Regionais, Walter Fonseca Jr.

Além da intensificação da atuação itinerante no interior, em 2015, foram inauguradas seis unidades da DPE por todo o Estado: Amargosa, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Irecê e Lauro de Freitas. Para o defensor-geral, Clériston de Macêdo, os planos para o fortalecimento da instituição em 2016 incluem solidificar o que já foi implantado no interior. Nessa terça-feira, por exemplo, seis novos veículos, modelo Ranger, 4×4, foram entregues para as seis regionais da Defensoria Pública. "Estaremos mais próximos do defensor público do interior, dialogando e fazendo um trabalho, cada vez mais consistente, para o cidadão de lá. Manteremos também o olhar diferenciado para o interior, mas o olhar mais apurado para a capital também", afirmou.

Para 2016, de acordo com o coordenador executivo das Regionais, Walter Fonseca Jr, a proposta é fazer um planejamento uniforme com um cronograma de atuação itinerante. "Esse diálogo com os subcoordenadoras é importante para a construção de diretrizes de atuação da Defensoria Pública no interior ", pontuou.

Questões administrativas também foram apresentadas durante a reunião. Os subcoordenadores das regionais de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus falaram sobre as dificuldades específicas de cada regional na área de informática, com equipamentos, e sobre a insuficiência de servidores nas unidades do interior. "Tentaremos compatibilizar isso com o orçamento que temos, além de manter o diálogo com o Poder Executivo para buscarmos um orçamento maior", respondeu Clériston de Macêdo.

Metas cumpridas

Walter Fonseca Jr. destacou ainda que a Defensoria Pública, em 2015, conseguiu alocar defensores públicos em todas as comarcas onde têm unidade prisional no Estado, cumprindo uma das metas definidas pela gestão para o crescimento da instituição no interior. Outras metas atingidas foram a construção do orçamento participativo e a consecução de projetos da DPE, como o "Ação Cidadã – Sou Pai Responsável", em locais onde não há defensor público, avaliou o coordenador que considerou positivo o balanço no interior.