COMUNICAÇÃO
Subcoordenadores das Regionais discutem ações para o fortalecimento da Defensoria no interior
Construir um planejamento estratégico para fortalecer as ações da Defensoria Pública no interior e integrá-las as da capital até 2019. Esse foi o objetivo da reunião entre a Coordenação Executiva das Regionais da Defensoria Pública e os seus subcoordenadores, que aconteceu na quarta-feira (20).
A Defensoria vai adotar estratégias de alinhamento no plano Plurianual 2016/2019 que corroboram o fortalecimento da instituição. "Buscamos alinhar ações regionalizadas para fortalecer a interiorização da Defensoria e integrar as ações das comarcas do interior ao trabalho das especializadas na capital", explicou o coordenador das Regionais, Walter Fonseca.
Para a subcoordenadora da Regional de Ilhéus, Fabianne Souza, este é o momento ideal para identificar as boas práticas, os pontos críticos e aprimorar o atendimento à população. "A participação ativa das Subcoordenações Regionais na elaboração do Plano confirma o reconhecimento de sua grande importância na prestação de assistência jurídica gratuita à população baiana do interior, para a qual a nossa instituição muitas vezes é a única porta de acesso à Justiça e à cidadania, mesmo não gozando das condições ideais de funcionamento", comentou.
Na Regional de Itabuna, entre as ações planejadas estão o atendimento itinerante nos bairros e presídios; e a implantação de uma Central de ações rápidas, de acordo com o subcoordenador da Regional, George Araújo. "Pensar não só no agora, mas também pensar na Defensoria para os próximos quatro anos, vai ao encontro das ideias de expansão da instituição, que inclui estar mais próximo da população, que os defensores públicos saiam dos gabinetes e mostrem seus serviços para o cidadão", afirmou.
Na Regional de Vitória da Conquista, que já conta com a Central de Ações Rápidas e um Núcleo de Mediação de Conflitos, a estratégia é também estar cada vez mais próximo da população. "Vamos buscar ir atrás da demanda, com os atendimentos itinerantes nos bairros, nos povoados da cidade", garantiu o subcoordenador da Regional Lúdio Bonfim, que enxerga na ação como um modo de ampliar os atendimentos e acesso à justiça na região.
Entre as ações planejadas para o quadriênio na Regional de Juazeiro, estão a intensificação das campanhas "Ame e Adote", "Sou Pai Responsável", bem como mutirões em presídios, palestras em escolas e uma maior atuação na resolução extrajudicial de conflitos, de acordo com o subcoordenador Wesclei Pedreira. " Espero que todas estas ações potencializem o conhecimento dos assistidos sobre os seus direitos e ainda garantam aos mesmos um melhor acesso à Justiça, além de consolidar a essencialidade da Defensoria Pública para a garantia da cidadania e do nosso regime democrático", concluiu.