COMUNICAÇÃO
Cine Debate com filme Medida Provisória é cancelado
O evento que aconteceria nesta sexta-feira, 04, foi cancelado devido a problemas técnicos que impedem a utilização da sala de cinema.
A edição do projeto Cine Debate, que aconteceria nesta sexta-feira, 04, com a exibição do filme Medida Provisória, foi cancelada. A suspensão do evento decorre de problemas técnicos que impedem a utilização da sala de cinema informados à Coordenação da Especializada de Direitos Humanos da Defensoria Pública da Bahia -DPE/BA pela direção do Museu de Arte Moderna (MAM) nesta quinta-feira, 03.
A nova data para o evento será divulgada assim que resolvidos os problemas técnicos que impossibilitam a realização nesta sexta-feira.
Com direção de Lázaro Ramos e elenco com nomes como Thaís Araújo, Seu Jorge, Alfred Enoch, Emicida e Adriana Esteves, Medida Provisória seria exibido no projeto Cine Debate da Defensoria da Bahia nesta sexta-feira, 4, no CineMAM. A discussão da obra seria feita pela socióloga Vilma Reis, a bacharel em direito Maíra Vida e a defensora pública Mônica Magalhães.
Sinopse
Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar. O longa é uma adaptação de “Namíbia, Não!”, peça de Aldri Anunciação que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.
Cine Debate
O projeto Cine Debate foi pensado pela DPE/BA como uma oportunidade de trazer a reflexão de produtos audiovisuais como filmes e documentários através de rodas de conversa entre os palestrantes e o público, constituído de defensores(as) e servidores (as) públicos(as), estagiários(as) e sociedade civil. O objetivo é traçar um paralelo do que é visto em tela com a realidade dos casos atuantes da Defensoria Pública Estadual.