COMUNICAÇÃO
TEIXEIRA DE FREITAS – Saúde Mental é tema de roda de conversa na DPE/BA
Atividade teve como foco principal debater a assistência psiquiátrica no país
Com o objetivo de dialogar sobre o contexto histórico da assistência psiquiátrica no país e o processo de desinstitucionalização como principal alternativa para a desconstrução das práticas manicomiais, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, realizou a roda de conversa Saúde mental e a rede de atendimento de pacientes com transtornos mentais.
De acordo com o defensor público Luiz Carlos de Assis Júnior, existe uma grande demanda de saúde mental em Teixeira de Freitas e região, mas a população não conta com leitos psiquiátricos no território de identidade do Extremo Sul.
“Diante da necessidade recorrente de lidar com esse tema, surgiu a ideia de realizar a roda de conversa para qualificação e esclarecimentos sobre a rede de atendimento desta demanda tão delicada. Atualmente, a Defensoria Pública em Teixeira de Freitas conta com o Núcleo de Apoio Psicossocial – NAP composto por uma assistente social e uma psicóloga, que contribuem imensamente para o aperfeiçoamento da atuação na área de saúde mental”, ressaltou o defensor público, acrescentando o evento foi viabilizado pelas profissionais, que coordenaram a atividade.
A assistente social, Adriele Macário, falou um pouco sobre a reforma psiquiátrica: “A reforma tem o objetivo de resgatar a cidadania e o amparo de pacientes com transtornos mentais, substituindo as internações em manicômios por serviços extra-hospitalares, a fim de que esses pacientes recebam o tratamento clínico necessário e o acompanhamento psicossocial, capaz de estimular sua integração familiar, comunitária, e gradativamente, obtenham sua autonomia”, explicou ela.
Para a psicóloga Raíssa Batista, a saúde mental deve obter destaque na cultura da população, para que as pessoas não sejam vítimas das próprias necessidades psicológicas, nem desprezem o sofrimento alheio.
Na ocasião, também foi discutido sobre os serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, os pontos que já foram implantados no município, assim como a importância do trabalho intersetorial, a fim de garantir melhor atendimento aos pacientes e seus familiares.
A roda de conversa foi realizada na última terça-feira, 29, na sede da Instituição em Teixeira de Freitas, e contou com a participação dos defensores públicos Matheus Rocha Almeida, Emerson Halsey Soares e Caio Cesar Nunes Cruz, além de servidores e estagiários da instituição.