COMUNICAÇÃO
Toma posse a mais nova defensora pública baiana
Joana Lopes de Pinheiro Monaco é a nova defensora pública do Estado da Bahia. Aprovada no último concurso da Defensoria em 2010, ela foi empossada na tarde desta terça-feira (10) pela defensora pública geral, em exercício, Liliana Cavalcante. "A instituição está de braços abertos para recepcioná-la. Que a sua chegada também seja uma abertura de portas para que todos que passaram no concurso se acheguem, pois a Defensoria e os cidadãos precisam", declarou Cavalcante, ao relembrar a emoção de estar empossando um novo membro na mesma data em que foi nomeada, 10 de abril, há exatos 21 anos.
Após as boas-vindas, a recém-chegada leu o juramento de posse. Também presente no ato solene, o corregedor geral, Jânio Néri, destacou o ingresso da nova defensora para o acesso ainda mais democrático à justiça. "Temos desafios e dificuldades para transpor, e o que nos move é a determinação para desempenhar a função de um defensor público, que deve ser alguém que acredita na afirmação dos Direitos Humanos", pontuou ele. O presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia, Claúdio Piansky, também destacou o perfil da carreira na Defensoria. "Nosso público-alvo é sofrido e precisamos de profissionais vocacionados", afirmou ele.
Encerrando a cerimônia, a nova defensora pública relembrou a trajetória profissional e afirmou estar realizando um sonho. "Estagiei no Canela e fui defensora pública em Alagoas. Por essas experiências posso dizer, com convicção, que essa é a minha paixão, minha vocação. É um dia especial e tenho a certeza que estou preparada para fazer a Constituição se tornar efetiva, e não só um pedaço de papel", garantiu Mônaco que não hesitou em comentar o papel da Instituição para a sociedade brasileira. "O Estado de Direito fica esvaziado sem a Defensoria Pública", concluiu.
Também estiveram presentes na posse, a diretora da Escola Superior, Sônia Santana; os membros do Conselho Superior da instituição, Raul Palmeira, Ussiel Filho, Iasnaia Ribeiro; a coordenadora executiva das Especializadas da Capital, Rita Orge; o coordenador executivo das Defensorias Públicas Regionais, Ricardo Carillo; a subcoordenadora do Núcleo do Idoso, Walmary Pimentel; o defensor Marcelo Rodrigues; o diretor geral da Defensoria, Hebert Café; familiares, entre outros convidados.