COMUNICAÇÃO
Tranquilidade marcou o período junino durante o plantão da Defensoria Pública
O plantão da Defensoria Pública do Estado da Bahia prosseguiu com tranqüilidade durante as festas de São João, de 22 a 24 de junho. Através da Central de Atendimentos de Flagrantes (Ceaflan), a instituição atendeu durante seu horário normal, de 8 às 18h, em todas as defensorias Regionais, nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim e Feira de Santana, além de Salvador.
Salvador - Em Salvador, foi registrado o total de 51 flagrantes pela Central de Atendimento a Presos em Delegacia (Capred). De acordo com a defensora pública Soraia Ramos, responsável pela Central, foram realizados 11 pedidos de relaxamento de prisão e 10 de fiança em prol dos transgressores, logo após as prisões.
Ainda conforme a defensora, os outros casos não foram resolvidos durante o plantão, pois são situações que exigem procedimentos mais complexos e, em alguns casos, porque os assistidos não portavam documentos. No entanto, a Capred continuará atuando nos casos.
Interior - O número de atendimentos no interior foi bastante reduzido em relação à capital, sendo que nas comarcas de Itabuna e Feira de Santana não houve flagrantes. As comarcas de Ilhéus, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista receberam, respectivamente, três, dois e cinco autos de flagrantes. Furtos e roubos predominaram como causas das autuações.
Segundo a subcoordenadora da 1ª Defensoria Pública Regional - Feira de Santana, Liliane Amaral, só houve três consultas esporádicas na área cível na Regional durante o período. "Foi bem tranqüilo. Não chegou nada de urgência que tivéssemos que mobilizar o juiz de plantão", afirmou.