COMUNICAÇÃO
Tratamento de saúde é garantido em Santo Antônio de Jesus
Maria Madalena Souza, 83 anos, foi vítima de um assalto seguido de espancamento. Edvaldo de Jesus Braga, 63 anos, sofre de doença renal e precisa realizar hemodiálise. Ambos, moradores de de Santo Antônio de Jesus (187 km de Salvador), solicitaram a intervenção da Defensoria Pública da Bahia para ter acesso aos tratamentos de saúde.
Para tratar as lesões de "natureza gravíssima", Madalena precisava de medicações que apenas a Secretaria Estadual de Saúde fornece. "A situação dela era muito grave. Encaminhamos um ofício para a Secretaria Municipal", afirma a defensora pública Guimar Fauzae que também adotou a prática para conseguir a transferência de Edvaldo. "Ele estava no Hospital Regional de Santo Antônio e desde o dia 17 (de março) não conseguia ser tranferido para uma unidade que realiza hemodiálise", conta ela
Nos dois casos, a decisão foi favorável aos asssistidos da Defensoria. Nesta quinta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou os medicamentos para Madalena; e, no caso de Edvaldo, uma vaga foi disponibilizada para internação na Clínica do Rim, localizada no mesmo município.
De acordo com a defensora, são atendidos em média 12 a 15 casos de saúde semanalmente pela comarca de Santo Antônio de Jesus. "E cerca de 95% são resolvidos extrajudicialmente", comemora ela.