COMUNICAÇÃO

Unidade Móvel chega aos municípios de Rio do Antônio e Piatã com serviços jurídicos gratuitos para a população

23/10/2024 8:37 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496

Defensoria chega para atender demandas de Saúde, Consumidor, Família (divórcio, pensão alimentícia, guarda, etc), correção de documentos, exames de DNA, entre outras

Os serviços jurídicos gratuitos ofertados pela Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) chegarão a dois municípios baianos por meio da Unidade Móvel de Atendimento da Instituição. Na quarta-feira (30), o caminhão chega ao Sertão Produtivo para atender a população de Rio do Antônio, das 8h às 16h, na Praça do Serestródromo (Av. Norberto Fernandes – Distrito de Ibitira). Já na sexta-feira (1º de novembro), será a vez de levar os serviços para o município de Piatã, das 8h às 16h, na Praça Izidro Viana, ao lado da Prefeitura Municipal.

Durante a passagem da Unidade Móvel pelos municípios, serão atendidas demandas extrajudiciais – ou seja, mediante acordo entre as partes.  Serão recebidas, mais especificamente,  demandas de divórcio consensual, pensão alimentícia, regulamentação de guarda e visita de filhas(os), correção de documentos, demandas de saúde e consumidor, entre outras questões.

Não será necessário realizar agendamentos: o público será atendido por ordem de chegada, dentro do horário de funcionamento da itinerância. Será necessário apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência, além de toda documentação necessária para a resolução da demanda.

Entre as maiores procuras dos usuários dos serviços da Defensoria estão os exames de DNA para reconhecimento de paternidade de pessoas que não têm o nome do pai no registro. Nesses casos, basta comparecer com a certidão de nascimento da criança (ou do adulto) e do suposto genitor. 

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022, Rio do Antônio tem aproximadamente 13.520 pessoas e os trabalhadores formais recebiam um salário médio mensal de dois salários mínimos. Já Piatã registrava 20.086 habitantes, com trabalhadores formais que recebiam, em média, 2,1 salários-mínimos. Esse público poderá ter acesso aos serviços da Defensoria da Bahia. 

SERVIÇO:

O QUÊ: Atendimento da Unidade Móvel da Defensoria Pública nos municípios de Rio do Antônio e Piatã

QUANDO: Rio do Antônio, no dia 30 de outubro de 2024, das 8h às 16h; Piatã, no dia 1° de novembro de 2024, das 8h às 16h.

ONDE:
Rio do Antônio: Praça do Serestródromo (Av. Norberto Fernandes – Distrito de Ibitira)
Piatã: Praça Izidro Viana (ao lado da Prefeitura Municipal)