COMUNICAÇÃO

Unidade Móvel da Defensoria realiza o primeiro atendimento em Periperi

02/12/2016 16:44 | Por Luciana Costa - DRT/BA 4091 (texto)
Alta procura da comunidade pelos serviços da Defensoria movimentou a Praça da Revolução apesar da chuva

Levar atendimento ao alcance do maior número de pessoas. Esse é o desejo da Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA, e por isso, nesta sexta-feira, 2, o bairro de Periperi foi o primeiro a receber a Unidade Móvel de Atendimento. A nova unidade objetiva proporcionar o acesso mais próximo à assistência jurídica gratuita prestada pela Defensoria baiana. Demandas nas áreas de Família, Idoso, Direitos do Consumidor e Cível, resolução de conflitos de maneira extrajudicial, realização de coletas para exame de DNA, entre outros casos são possíveis de serem resolvidos. Foram realizados 136 atendimentos durante a manhã, apesar da forte chuva que atingiu Salvador pela manhã.

“Esse projeto é fantástico. Acaba se tornando uma extensão da Defensoria Cidadã Itinerante só que agora no nosso espaço, o que nos deixa mais à vontade para poder levar nossos serviços as comunidades carentes não só da capital, mas do interior também. A receptividade foi maravilhosa mesmo com chuva as pessoas vieram”, destacou a coordenadora Executiva das Especializadas da Capital, Gianna Gerbasi.

A aposentada E.M* foi até a Unidade Móvel acompanhada do filho para buscar ajuda no processo de divórcio. De acordo com ela, o companheiro não concorda em oficializar a separação apesar de possuir relações extraconjugais. Durante o atendimento com a defensora pública Walmary Pimentel a assistida foi encaminhada para o Núcleo Especializado na Defesa da Mulher – Nudem já que a mesma também sofre violência psicológica do atual companheiro.

Eulina Lima foi buscar orientação jurídica em decorrência da pensão que o seu filho paga para a neta de 17 anos. Ela contou que o filho vinha pagando normalmente a pensão, porém após uma crise convulsiva o rapaz perdeu o emprego e não tem mais como arcar com o valor estipulado. “Estou extremamente emocionada e satisfeita com o atendimento que tive hoje. Já adoeci por causa dessa situação e desde quando aconteceu tudo isso, essa noite é a primeira noite que eu vou dormir em paz. Só tenho a agradecer a Defensoria”, falou Eulina.

Para o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia, João Gavazza, é importante que a Defensoria Pública esteja próxima da comunidade porque muitas vezes há um impedimento pessoal do assistido em se deslocar até as unidades. “A Unidade é bem aparelhada, apesar de precisar de alguns ajustes que serão feitos ao longo das outras atividades”, disse Gavazza.

A ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis, destacou que as pessoas atendidas na comunidade multiplicarão informação para outras pessoas. “Tem gente aqui que pela primeira vez está tendo contato com a Defensoria Pública. O mais importante é a instituição vir, e a população se empoderar frente a possibilidade de ter o seu direito respeitado e a sua demanda acolhida”, pontuou a ouvidora.

Também participaram da atividade as defensoras públicas Mônica Aragão, Soraia Ramos, Janaina Canário e o defensor público Antônio Rui Pinto. Um roteiro com os próximos locais de passagem da unidade móvel será divulgado em breve.

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO

Além dos atendimentos da DPE/BA, os moradores ainda contaram com os serviços da Defensoria Pública da União – DPU, responsável por demandas que envolvem órgãos como o INSS, Incra, Funai, Correios, Caixa Econômica Federal e as Instituições de Ensino Superior Federal. Assim como a Defensoria estadual, a DPU também ajuíza ações de saúde. “Esse tipo de atividade possibilita um acesso mais fácil para a população que muitas vezes não tem condições de pagar um transporte público coletivo ou se deslocar a locais mais distantes e até por isso deixam de conhecer o que é Defensoria Pública”, afirmou a defensora-chefe da DPU na Bahia, Charlene da Silva Borges.

*Nome abreviado para preservar a identidade

Fotos – Alessandra Lori e Luciana Costa