COMUNICAÇÃO

Unidade Móvel da DPE/BA registra 70 atendimentos em Barra do Pojuca

31/08/2017 19:32 | Por Elaine Lima - estagiária com supervisão de Vanda Amorim DRT/PE 1339
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Casos de pensão alimentícia, divórcio e guarda foram alguns dos atendimentos do dia no distrito de Camaçari

A Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria do Estado da Bahia – DPE/BA, desembarcou no distrito de Barra do Pojuca, distrito de Camaçari, nesta quinta-feira, 31, e registrou 70 atendimentos durante todo o dia. A ação foi realizada no Centro Comercial do distrito. Além de contar com os defensores que atuam em Camaçari, a itinerância com a Unidade Móóvel contou com a participação dos novos defensores, que terãoposse popular amanhã, no Terreiro de Jesus, em Salvador.

O coordenador da Unidade Móvel, defensor público Márcio Marcílio, afirmou que a presença da Defensoria com a unidade móvel foi muito importante, ainda mais que a instituição busca chegar em locais com grandes demandas. “A Unidade Móvel serve como apoio e Barra de Pojuca é 40 km distante da sede. A itinerância se torna importante pois permite um acesso mais fácil aos assistidos da localidade para ter um contato com a Defensoria através de um defensor e ser devidamente orientado”, argumentou.

Durante a itinerância, os primeiros atendimentos foram relacionados a exames de DNA para reconhecer a paternidade do seu suposto filho, que faz parte da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. Muitos moradores, ao avistarem o caminhão da Defensoria, vieram em busca de maiores informações de documentos necessários para ajuizar ações.

Mariza Oliveira, cozinheira, veio a Defensoria em busca de solução para casos de registro de nascimento, mas aproveitou para fazer o exame de DNA de sua filha que possui problemas de locomoção e utilizou a rampa de acessibilidade que o caminhão possui. “Foi tudo muito rápido e fácil. Logo fui atendida por um defensor. Consegui resolver o meu problema”, afirmou a assistida.

Muitos acordos de pensão também foram firmados. Muitas mães procuraram na Defensoria o apoio necessário para levar à frente a ação, como Girleide Santos, que chegou cedo com seu filho nos braços e conseguiu ajuizar uma ação de pensão alimentícia. “Agora quando o pai não paga a pensão, nós sabemos a quem procurar”. Já Maria Aparecida, autônoma, veio buscar retificação de registro. Precisava consertar o nome da filha na Certidão de Nascimento. Porém, ela não trouxe todos os documentos necessários e o defensor deu todas as instruções necessárias para ela solucionar o problema.

Para a defensora pública Berta Modesto, que participa pela primeira vez do projeto da Unidade Móvel, o atendimento de hoje serviu para aproximar e facilitar o atendimento da população. “Basicamente meus atendimentos foram a maior parte na área de família com cumprimento de sentença, acordo de guardas e visitas. Conseguimos atender bastante aqui hoje”, explanou a defensora.