COMUNICAÇÃO

Unidade Móvel de Atendimento realiza mutirão de entrega e abertura dos exames de DNA

18/12/2018 17:40 | Por Carine do Carmo (estagiária), com supervisão de Vanda Amorim - DRT/PE 1339

Desta vez, os moradores das cidades de Santa Bárbara e Valente receberam os resultados

A Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA continua com o mutirão de entrega e abertura dos exames de DNA realizados durante suas itinerâncias. Desta vez, os moradores de Valente e Santa Bárbara receberam os resultados.

Na última quarta-feira, 12, houve a entrega e abertura de 28 resultados de exames em Valente. Desses, 17 foram positivos e 11 negativos. Já na quinta-feira, 13, foram abertos mais 14 resultados em Santa Bárbara, dos quais oito foram positivos e seis negativos.

Para a defensora pública Walmary Pimentel, os exames de DNA que fazem parte da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, é o carro-chefe da Unidade Móvel de Atendimento – UMA e permite a visibilidade da Instituição junto à população e dirigentes da cidade que ainda não tem uma unidade da Defensoria.

“É um exame que traz a notícia da negatividade ou da paternidade, devolvendo para a família a certeza de que há o vínculo sanguíneo. É emocionante ver casos de pessoas que após 60, 70 anos, conseguem ter o nome do pai em sua Certidão de Nascimento. Esse tipo de prestação de serviço pela Defensoria Pública só tende a crescer”, ressaltou Walmary Pimentel. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Social de Santa Bárbara, Roberval Rosário, também esteve presente na abertura dos resultados e achou a ação realizada na cidade muito positiva. “Para nós, que operamos com política para aqueles que mais precisam, é muito importante manter esses atendimentos.  Eles devem ser mais intensificados em outros municípios, porque garante o acesso à cidadania e melhora a vida das famílias que nos procuram”, explicou Roberval.

Entre os resultados positivos, destacou-se o caso de João*, que esperou 49 anos para confirmar a paternidade, pois não tinha condições de arcar com o custo de realização do exame de DNA. Assim como Margarida* que aproveitou o atendimento da UMA em Valente e junto com seus quatro supostos irmãos realizou o exame para comprovar a paternidade do pai, já falecido. Ainda no atendimento, foi realizada a retificação do registro de casamento e nascimento dela e dos dois filhos.

Também participaram da abertura dos resultados dos exames as assistentes sociais Carla Lima Goes e Maria Aparecida Lima Barbosa, e a psicóloga Malena Souza, ambas do município de Santa Bárbara, que ajudaram na localização dos supostos pais e no encaminhamento dos assistidos a outros órgãos competentes, além do servidor da DPE/BA Marcos Silva e do motorista da Unidade Móvel de Atendimento, Roberto Reis.

*Nomes fictícios