COMUNICAÇÃO
V. DA CONQUISTA – Defensoria realiza palestras para fomentar coleta seletiva em creche e escolas
Atividades foram realizadas durante a festa de comemoração do dia das mães na sexta-feira, 12
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA por meio da 2ª Regional em Vitória da Conquista visitou uma creche e duas escolas do município a fim de disseminar a importância e a própria coleta seletiva solidária por meio da criação de ecopontos – locais que servirão para a coleta de itens como pilhas, baterias, escovas de dente, tubos de pasta de dente e esponjas multiuso, por exemplo. Esses materiais, que seriam descartados pelas famílias dos alunos, serão destinados ao Aterro Sanitário de Vitória da Conquista.
A creche Jesus de Nazaré, a escola pública estadual Nilton Gonçalves e o Colégio Oficina receberam palestras na sexta-feira, 12, da defensora pública Kaliany Gonzaga, autora projeto “Mãos que Reciclam”, e da defensora pública Josefina Marques. Por meio dessa iniciativa, a Defensoria já contribuiu para a criação de uma associação de pessoas que trabalham na coleta de resíduos sólidos e vem dando o suporte necessário, inclusive jurídico, para a implantação da reciclagem em condomínios, escolas, bares e restaurantes.
Em Vitória da Conquista, a coleta seletiva foi prevista no Código Municipal de Meio Ambiente há 10 anos, no entanto, ainda não é implementada em todo o município. “É importante discutirmos o tema relativo à coleta seletiva de resíduos sólidos com a família dos alunos, pois todos devem se unir nesta tarefa. Além disso, devemos nos conscientizar que é de responsabilidade de todos os geradores de resíduos a sua adequada destinação”, defendeu Kaliany.