COMUNICAÇÃO
Vereadores cobram solução para cartórios de Vitória da Conquista
Um grupo de vereadores de Vitória da Conquista vai solicitar uma audiência com a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Silvia Zarif, e com o governador Jaques Wagner para cobrar medidas emergenciais que atenuem as dificuldades na prestação dos serviços nos cartórios extrajudiciais do município. A decisão foi após a exibição de um vídeo com imagens da população se deslocando durante a madrugada na tentativa de conseguir senhas de atendimento nos cartórios
O vídeo, apresentado pela defensora Marta Cristina Nunes, na Câmara Municipal, na última terça (15), exibia pessoas expostas a todo tipo de risco, como ruas desertas e sem policiamento. A maior parte se desloca da zona rural e de bairros periféricos da região. Segundo a defensora, as imagens causaram grande impacto às autoridades presentes que, por sua vez, se mostraram indignadas com o conteúdo do arquivo.
Nunes diz reconhecer as dificuldades orçamentárias para a ampliação do quadro de serventuários, mas salienta que o problema não algo impossível de se resolver. "Não se deve encarar tais limitações como barreiras intransponíveis", acentua. Para amenizar a questão, a defensora propõe a viabilização de um convênio para a contratação temporária de estagiários de Direito que atuariam sob a supervisão de um oficial em cada cartório.
Ao final da sessão, parlamentares e autoridades destacaram que é preciso unir forças para que o problema seja solucionado o mais rápido possível. Uma comissão especial pretende apresentar ao governador um documento solicitando o aumento no número de serventuários e melhorias na infra-estrutura.