COMUNICAÇÃO
VIII Congresso – Diretores de Escolas Superiores se reúnem em Porto Alegre
No primeiro dia do VIII Congresso Nacional de Defensores Públicos, que está sendo realizado em Porto Alegre (RS), diretores de Escolas Superiores das Defensorias Públicas e órgãos com funções semelhantes nas instituições em cada estado estiveram juntos na I Reunião das Diretorias das Escolas. Estados como Minas Gerais, Tocantins, São Paulo, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Sul, Roraima e Bahia estiveram representados por defensores públicos que apresentaram suas realidades em cada região. A Escola Superior da Defensoria da Bahia foi representada pela sua diretora, Maria Célia Padilha, que relatou os avanços conquistados pelo órgão na instituição. Para a defensora, o encontro foi fundamental. "Essa reunião foi muito produtiva, pois pudemos conhecer uns aos outros, compartilhar nossas experiências e aprender com outros estados a partir das conquistas de cada um", relatou.
Orçamento próprio, criação de uma agenda comum e maior freqüência de encontros foram algumas das questões debatidas na reunião. Em uns estados como Fundação, em outras como Centro de Estudo ou como Escolas Superiores. Independente da nomenclatura, os objetivos foram comuns entre os defensores no que se refere à estruturação das Escolas nas Defensorias pelo país.
Até o final do Congresso, os representantes dos órgãos entregarão uma Carta de Recomendação à Associação Nacional de Defensores Públicos (ANADEP) e ao Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (CONDEGE), no intuito de desenvolver propostas de fortalecimento das Escolas nas Defensorias. A próxima reunião já está prevista para acontecer em Belo Horizonte, em março de 2010.