COMUNICAÇÃO
Violência doméstica é tema de debates em Vitória da Conquista
A 2ª Defensoria Pública Regional - Vitória da Conquista esteve presente no seminário "O papel da Casa Abrigo no enfrentamento da violência doméstica", promovido pela Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência de Vitória da Conquista, esta semana. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença da defensora pública Paula Pereira de Almeida, representando a instituição.
O seminário apresentou um panorama da violência doméstica na comarca de Vitória da Conquista e fomentou a discussão sobre a importância de se ter uma casa abrigo no enfrentamento à violência contra a mulher. "Queremos sensibilizar o poder público municipal para que se crie uma casa abrigo em Vitória da Conquista. Muitas das vítimas são ameaçadas de morte e não têm um espaço que possa lhes acolher", explicou a defensora Paula Pereira.
O índice de violência doméstica e familiar contra mulheres é considerado bastante elevado em Vitória da Conquista. Dados da Prefeitura Municipal revelam que foram registradas, em 2008, 1.370 ocorrências na Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) da cidade. Quatro destas agressões resultaram em morte. De acordo com Paula Pereira, a Defensoria tem atendido uma média de 10 mulheres vítimas deste tipo de violência a cada semana na comarca, o que inclui atendimentos iniciais e retornos.