COMUNICAÇÃO
Violência em Conquista – Defensora geral se reúne com chefe do MP
Nesta segunda-feira (8), a defensora pública geral, Tereza Cristina Ferreira se reuniu com o procurador geral do estado, Lidivaldo Brito em seu gabinete no Ministério Público. Na pauta, ações voltadas para a situação de violência em que estão vivendo diversas famílias em Vitória da Conquista. Comarca que abriga a 2ª Regional da Defensoria Pública, Conquista vem sofrendo uma onda de terror desde o último mês, com uma série de desaparecimentos e assassinatos envolvendo policiais militares e grupos de extermínio.
Na reunião, a defensora geral sinalizou cooperação junto à Força Tarefa instaurada pelo MP para investigar os inúmeros casos que tem aparecido na cidade. Ainda esta semana será criada uma comissão na Defensoria Pública, através do seu Grupo Permanente de Trabalho para Análise das Respostas à Criminalidade (GTARC), para que seja feito um acompanhamento efetivo das demandas apontadas pela população conquistense, no intuito de ampliar e fortalecer o atendimento às testemunhas e vítimas. "A nossa relação com o Ministério Público sempre foi de parceria e, neste caso, queremos ampliar e aprofundar esse envolvimento, especialmente no que se refere ao amparo jurídico das vítimas, famílias inteiras que buscaram a Defensoria Pública para garantir seus direitos", pontuou a defensora geral já sinalizando uma visita imediata do GTARC à cidade.
GTARC - Criado em setembro de 2009, o Grupo foi uma resposta da instituição a estas demandas, notificadas pelas entidades e pela sociedade em geral e diante dos problemas da segurança pública e da criminalidade enfrentados cotidianamente pela população baiana. O GTARC, que é coordenado pelo defensor público Daniel Nicory, tem como funções a análise e a proposição de soluções para as demandas trazidas pelos defensores ligadas à área onde atuam e a realização de visitas a estabelecimentos policiais, penitenciários, hospitais de custódia e tratamento e de internação de adolescentes.