COMUNICAÇÃO
Vitória da Conquista – Defensoria e UESB promovem casamento coletivo de 57 casais de baixa renda
Tendo cerca de 800 convidados, o evento contou com a presença dos dois cartórios de registro civil de pessoas naturais de Vitória da Conquista
Em Vitória da Conquista, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos – CEJUSC, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, tornaram possível o casamento de 57 casais. Contando com a presença dos dois cartórios de registro civil de pessoas naturais da cidade, o evento recebeu cerca de 800 amigos e familiares dos noivos.
Pelo segundo ano consecutivo, a DPE/BA mantém a parceria com o CEJUSC/UESB, que realiza casamentos coletivos e está na 5ª edição do Projeto Casamento Coletivo – Laço de Família. O projeto foi criado pelos advogados Ellen Fróes e Maiko Ribeiro do CEJUSC/UESB e realizou nas edições anteriores o casamento de outras 420 famílias.
O projeto tem como público alvo cidadãos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, principalmente residentes no meio rural do município de Vitória da Conquista. Muitos convivem juntos há muitos anos, até com filhos, e apesar do desejo para casar oficialmente, não possuíam condições financeiras. Neste sentido, a DPE/BA trabalha em favor de todos os casais com a organização dos documentos exigidos para o matrimônio juntamente com pedido de isenção das despesas cartorárias.
O defensor público José Raimundo Passos Campos, que representou a instituição presente no evento, destacou que é função institucional da Defensoria promover a assistência da população vulnerável. “A Defensoria trabalha com a inserção social como cidadãos, especialmente promovendo o amor desses casais, que com certeza terão hoje um momento inesquecível. E participar disso tudo emociona e gratifica”, concluiu.
A Defensoria e o CEJUSC/UESB buscaram parcerias de iniciativa privada da cidade que patrocinaram o momento. Alguns deles foram o espaço Belacasa Eventos, cedido pela proprietária Lilian Gonçalves; a fotografia e som da equipe Thiago Sobreira; os vestidos cedidos pelo estilista Edson Araújo; o grupo Marcatto Musical; o Instituto Embelleze; Clínica Terapêutica Harmonia e Corpo; Malu Ferraz Fotografia; Chalkvca e o Studyo Gleisse Alkmin que arrumaram várias noivas, inclusive, três casais assistidos da DPE/BA.
Estiveram presentes na organização do evento, realizado no último domingo, 17, a assistente social da DPE/BA, Deborah Santana, que participa do Projeto desde a sua criação, a servidora Gisele Paixão e os estagiários da DPE/BA, Kêmile Eduarda Pereira Prado e Paulo César Ramos Pereira Júnior.