COMUNICAÇÃO
VITÓRIA DA CONQUISTA – Defensoria Pública auxilia Associação de Coletores de Resíduos Sólidos
A Defensoria Pública do Estado da Bahia atende a diversas famílias também na cidade de Vitória da Conquista, cujo sustento é retirado da coleta de materiais recicláveis. Diante de tal realidade, a instituição participou nessa sexta-feira, 6, da assembleia de fundação da Associação de Coletores de Resíduos Sólidos.
Na ocasião, foi discutido e votado o projeto de estatuto social e eleitos os membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e da Diretoria. "A associação será criada para que as famílias que trabalham com coleta de produtos recicláveis e resíduos sólidos possam ter condições dignas de sobrevivência e melhores condições de trabalho", explicou a defensora pública Kaliany Ribeiro.
De acordo com o projeto da DPE, não é raro se deparar no município com inúmeros coletores, inclusive crianças, revirando os sacos de lixos acumulados nos condomínios e residências, especialmente aqueles existentes nos bairros privilegiados da cidade. O projeto de coleta solidária simplificada abarcará, inicialmente, 20 famílias interessadas e que vivam em situação de vulnerabilidade social. Em seguida, os integrantes dos núcleos familiares cadastrados, maiores e capazes, serão estabelecidos em associação ou cooperativa de recicladores.
Estavam presentes na reunião, além dos associados fundadores, o subcoordenador da 2ª Regional em Vitória da Conquista, defensor público Lúdio Rodrigues, Jeane Meira Braga e a gerente do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Vila América, Larissa Nascimento. Além da psicóloga da Defensoria, Kamila Rodrigues, que realizou a escolha e cadastro dos associados fundadores.