COMUNICAÇÃO
VITÓRIA DA CONQUISTA – Defensoria Pública recebe homenagem da Câmara Municipal
A homenagem proposta pela vereadora Viviane Sampaio pelo projeto “Mãos que reciclam”.
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, através da atuação da 2ª Defensoria Pública Regional – Vitória da Conquista, recebeu homenagem na Câmara de Vereadores daquele município, na quarta-feira,30. A condecoração foi dada pela criação do projeto “Mãos que Reciclam”, que está incentivando a coleta de materiais recicláveis em Vitória da Conquista. A homenagem foi proposta pela vereadora Viviane Sampaio.
De acordo com o defensor público Lúdio Rodrigues, que representou a DPE/BA durante a homenagem, o projeto nasceu a partir da constatação de que grande parte dos assistidos faz a coleta de resíduos sólidos em condições indignas, desumanas e precárias, expostos à extrema vulnerabilidade social. Ainda segundo o defensor público, o objetivo da ação é garantir completa assistência social e jurídica aos coletores de resíduos recicláveis, bem como a correta destinação aos resíduos sólidos produzidos no município.
PROJETO MÃOS QUE RECICLAM
O projeto “Mãos que Reciclam” foi idealizado há mais de um ano pela defensora pública Kaliany Gonzaga e conta com a participação dos também defensores públicos Josefina Moreira e Lúdio Bonfim, da subcoordenadora da 2ª Regional, Jeane Braga, além de servidores da DPE/BA.
Através do projeto foi implantada a primeira Associação de Coletores de Resíduos Sólidos Recicláveis (Acres), no bairro Vila América, e que atualmente beneficia cerca de vinte famílias. O objetivo é expandir o projeto para todos os bairros do Município.