COMUNICAÇÃO

VITÓRIA DA CONQUISTA – Defensoria realiza evento para dar destaque ao transtorno do autismo

25/04/2019 12:25 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

O autismo é uma transtorno que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento social das pessoas

A Regional da Defensoria Pública da Bahia em Vitória da Conquista realizou a quinta edição do projeto “Vamos falar sobre isso?” tendo como tema da vez o autismo, que tem em abril seu mês de conscientização.

Idealizado pela equipe do Núcleo de Atendimento Psicossocial – NAP o encontro ocorreu na sede da Regional nesta terça-feira, 23. Na ocasião, a assistente social e ex-servidora da Defensoria Pública, Marília do Amparo Alves Gomes, que é mãe de uma criança autista, compartilhou com os presentes um pouco da sua experiência.

Ela abordou vários aspectos sobre o tema como: diagnóstico, principais características do transtorno, a angústia dos pais e a importância do respeito às diferenças. Além disso, orientou os presentes sobre a importância de observar e acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos e/ou familiares, a buscar auxílio médico em caso de sinais considerados “diferentes”, citando como exemplo as dificuldades na fala.

Já a psicóloga Kamila Rodrigues, do NAP da Defensoria, destacou que o principal objetivo do projeto é intervir na realidade através da difusão de informações, tornando ainda a espera pelos atendimentos um momento frutífero de aquisição de conhecimentos. Tomando o relato de Marília do Amparo, ela pontuou ainda que muitas vezes o conhecimento prático é mais importante do que o conhecimento técnico.

Além de servidores e assistidos da Defensoria Pública, acompanharam o evento a Defensora Pública Marta Almeida e a assistente social Deborah Santana.

MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
O dia 2 de abril foi estabelecido como dia Mundial de Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidas – ONU com o propósito de dar destaque e pautar as organizações e as instituições para colaborarem com a quebra de preconceitos sociais por meio de compromissos políticos que adotem um trato adequado com a questão. A ocasião do dia Mundial torna abril um mês especial para compreensão do transtorno do autismo. É nesse sentido que a Defensoria Pública vem realizando eventos para dar destaque à questão.

O autismo é caracterizado por transtornos na comunicação e nas interações sociais. Os principais sintomas são: dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento, fobias e agressividade. O autismo não é uma doença, mas um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta formas variadas de pessoa para pessoa e que exige tratamentos individualizados.