COMUNICAÇÃO
Vitória da Conquista: diálogo franco e produtivo
A visita da Defensora Geral, Vitória Bandeira, do Subdefensor Geral, Renato Elias, e do Coordenador das Regionais, César Ulisses, a Vitória da Conquista, num clima de informalidade, coleguismo e franqueza, deixou um saldo positivo pela dinâmica e pelo conteúdo da reunião, com o confronto de visões sobre o futuro da DPE, em exposições abertas e claras dos problemas que afligem tanto os Defensores Públicos quanto à atual Administração.
Após a entrega dos documentos de identificação funcional e notebooks a todos os defensores presentes, o debate foi aberto pelo Subcoordenador Robson Vieira Santos, que qualificou o encontro como "um momento ímpar", pela oportunidade de compartilhar com a Administração Superior todas as preocupações e dificuldades enfrentadas no dia a dia de suas atividades profissionais.
Por seu lado, a Defensora Geral Vitória Bandeira ressaltou os "nove meses de trabalho intenso" para efetivar a sua filosofia de gestão, voltada para "construir a Defensoria dos nossos sonhos", e chamou a atenção para a imperiosidade da corrida contra o tempo, já que o próximo ano será de um calendário comprometido, pela ocorrência da Copa do Mundo e de eleições gerais.
Dra. Vitória Bandeira deu ênfase, também, à sua articulação com o Governo do Estado, para o encaminhamento de medidas essenciais à estruturação de uma nova Defensoria, pontuando os compromissos assumidos pelo Governador Jaques Wagner para aprovar a lei de adequação à LOJ e o projeto de lei de cargos e salários, a construção da sede da Defensoria no Centro Administrativo da Bahia e sua intervenção para liberar o financiamento de quatorze milhões de reais pelo BNDES para a área de tecnologia da informação, "projeto que irá produzir uma verdadeira revolução de recursos de informática para a Defensoria Pública do Estado".
A Defensora Deliene Martins destacou e agradeceu a agilidade com que a nova Administração, mesmo sem provocação, designou a Defensora Daiane Francine Santos para a área de crime, que estava sem titular em Guanambi.
Dra. Kaliany Gonzaga, da 3ª. Vara Criminal, falando em nome de parte dos colegas defensores sediados em Conquista, destacou a competência e o profissionalismo dos novos integrantes de cargos de confiança, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Escola Superior da Defensoria Pública e pela Assessoria de Comunicação, e reiterou o pedido de construção da sede própria na II Regional, em terreno cedido pela Prefeitura Municipal, cujos recursos para tal fim, entretanto, não foram garantidos no orçamento elaborado em 2012 e em vigência neste ano de 2013.
A Defensora Geral Vitória Bandeira manifestou a confiança de que, em 2014, sua administração vai começar a colher resultados significativos do trabalho sério e dedicado que foi desenvolvido nestes nove meses por sua equipe, e não descartou a possibilidade de atender à reivindicação, desde que haja disponibilidade financeira, o que dependerá de decisão política em nível de Governo do Estado.
Participaram do encontro todos os Defensores Públicos da II Regional, em Conquista: Robson Vieira Santos, Subcoordenador; Ludio Rodrigues, da Fazenda Pública; Pedro Fialho, da Infância e Juventude; Marta Cristina, Varas Cíveis; Valdemir Pina, Acidentes de Trabalho; Lorena Barreto, Vara de Família; Jeane Meira Braga, Josefina Marques e Kaliany Gonzaga, Varas Criminais; e Marco Aurélio, Júri e Execução Penal.
De Guanambi estiveram presentes Deliene Martins e Daiane Francine Santos e, de Itapetinga, Danilo Diamantino e Afonso Ferreira.