COMUNICAÇÃO
VITÓRIA DA CONQUISTA – DPE/BA promove curso buscando humanizar os atendimentos
O curso foi aberto para defensores, colaboradores e estagiários da Defensoria
A unidade da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na comarca de Vitória da Conquista promoveu em sua sede o curso Como Contextualizar o Cidadão no Atual Sistema de Justiça, que teve como objetivo humanizar mais os atendimentos, torná-los mais efetivos, e resolver os conflitos e mediações a partir da perspectiva do direito sistêmico.
O curso foi ministrado pelo juiz de direito Rodrigo Britto, e aberto para defensores, colaboradores e estagiários da Defensoria no município. O palestrante trabalhou o tema a partir da ideia de que o direito sistêmico vai além da constelação familiar – que é uma forma extrajudicial de resolver os problemas, baseada em práticas terapêuticas. Para ele, “é colocar um novo olhar. É entender e enxergar o ser humano por trás do conflito”.
Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de abrir o campo de visão da Defensoria, buscando o atendimento humanizado. Para o defensor público Robson Vieira, a nova prática fomenta a participação de todos os envolvidos no conflito, buscando a resolução por meio de medidas extrajudiciais.
“Através da perspectiva, nós vemos que é possível a solução dos conflitos sem a intervenção do poder judiciário. Podemos resolver por meio das audiências no centro de mediação e conciliação ou pela prática ensinada pelo palestrante”, comentou.
O curso aconteceu no dia 6 de setembro e foi idealizado pelas defensoras públicas Jeane Meira Braga, que coordena a 2ª Regional da DPE/BA – Vitória da Conquista, e Josefina Mattos.