COMUNICAÇÃO
VITÓRIA DA CONQUISTA – DPE/BA garante participação em campanha municipal contra a homolesbotransfobia
Coordenação LGBT da prefeitura pretende realizar uma audiência pública na Câmara Municipal, no dia oito de maio, sobre o tema
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA recebeu na última segunda-feira, 15, representantes da Coordenação Municipal de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos LGBT de Vitória da Conquista, os quais solicitaram o auxílio da DPE/BA para a realização de uma campanha de conscientização na cidade.
Com o tema “Vitória da Conquista contra o Homolesbotransfobia”, a Coordenação LGBT da prefeitura pretende realizar uma audiência pública no dia oito de maio, às 19h, no auditório da Câmara Municipal, e no encontro, ocorrido na sede da 2ª Regional, pediu a participação e apoio da Defensoria ao evento.
Entre os objetivos da campanha está a necessidade de sensibilizar a sociedade pelo respeito à diversidade sexual, focando em aspectos como: falta de acesso ao trabalho, risco de automedicação, direitos LGBT, nome social e discussão acerca da tipificação do crime de homolesbotransfobia.
“Sabemos que a Defensoria tem um poder de fala muito expressivo e essencial para que a sociedade aceite conhecer e debater o tema de forma respeitosa”, afirmou o coordenador de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT de Vitória da Conquista, José Mário Barbosa dos Santos. Prontamente, a DPE/BA, representada na reunião pela defensora pública Marta Cristina Nunes Almeida, atendeu ao pedido e confirmou presença na audiência pública, além de total apoio à campanha.
Ela ainda ressaltou que é um compromisso da Defensoria participar e atuar pela representação da população da LGBT. Prova disso é que as dificuldades pelas quais as pessoas transgênero enfrentam no âmbito jurídico e social já foi pauta de uma das etapas do Sexta Jurídica, evento da Defensoria Pública em Vitória da Conquista idealizado pela própria defensora Marta Almeida.