COMUNICAÇÃO

VITÓRIA DA CONQUISTA – Programa Mãos que Reciclam, da Defensoria, é um dos destaques de Jornada Pedagógica no município

13/03/2019 15:34 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Durante o evento, a Defensoria atraiu diversos visitantes para o stand

Como a escola pode contribuir para que a Política Nacional de Resíduos Sólidos seja cumprida? Como fazer com que os alunos, professores e gestores escolares lidem com os resíduos de forma correta? Estes foram alguns assuntos que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA abordou durante a Jornada Pedagógica 2019 do município de Vitória da Conquista. Por meio de um stand montado no evento, a Instituição divulgou o programa “Mãos que Reciclam”, desenvolvido pela unidade de Vitória da Conquista.

Realizado no Centro de Convenções Divaldo Franco, nos dias 11 e 12 de março, o evento teve como tema “Inovar, avançar e transformar: o desafio de fazer acontecer” e contou com a participação de professores, coordenadores e diretores das escolas municipais de Vitória da Conquista.

No stand da Defensoria, a estagiária da área de Engenharia Ambiental, Janaína Guerra, explicava aos visitantes os objetivos, metas e atividades do programa “Mãos que Reciclam”, que tem como idealizadora a defensora pública que atua em Vitória da Conquista, Kaliany Gonzaga.

Por falar na relação entre o “Mãos que Reciclam” e a escola, em 2018, a Defensoria, através do programa, visitou e incentivou a realização da Gincana Ecológica em vinte escolas do município. Ao todo, a gincana conseguiu coletar mais de 6 mil quilos de materiais recicláveis. “Neste ano de 2019, pretendemos ampliar a atuação da Defensoria Pública nas escolas públicas de Vitória da Conquista, que dispõe de 189 unidades escolares distribuídas na zona urbana e rural”, conta a defensora pública Kaliany Gonzaga.