COMUNICAÇÃO

Curso de preparação à carreira de defensor público começou hoje

03/07/2017 17:18 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA 3686

O curso de 9 semanas será o primeiro contato dos defensores públicos aprovados no último concurso com a instituição

 

Um ano após o lançamento do edital do VII Concurso de Defensor Público, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA nomeou não só o quantitativo previsto no edital, mas foi além e nomeou mais três candidatos aprovados.  E hoje, 3, começou o Curso de Preparação à Carreira de Defensor Público. Serão nove semanas de aulas teóricas e atividades práticas para a melhor ambientação dos novos(as) defensores(as) públicos(as). O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, recepcionou a turma composta por vinte defensores públicos.

 

De acordo com o defensor-geral, o curso de formação é um momento importante porque é a concretização de um projeto. “O momento é gratificante, e a entrada de novos membros na instituição renova as esperanças e a força da instituição, e faz com que a gente consiga manter o foco em construir uma Defensoria Pública mais próxima do cidadão”, considerou Clériston de Macêdo.

 

A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep, Firmiane Venâncio, explicou como foi pensado o curso de formação continuada que está dividido em três etapas. A primeira etapa é o curso intensivo teórico e prático de nove semanas, depois serão encontros semestrais no segundo ano, e, no terceiro ano, o encontro será anual. “Durante o período intensivo a ideia é eles terem conhecimento da nossa atuação, e fazerem uma imersão sobre as áreas de atuação da instituição, além de terem uma vivência prática, acompanhando alguns atendimentos, possibilitando assim a aclimatação necessária”, afirmou Firmiane Venâncio.

 

Para a defensora pública Júlia Araújo de Abreu a impressão do primeiro dia de curso foi muito boa. “A Defensoria aqui é muito organizada, nós estamos muito felizes com o acolhimento que recebemos de todos defensores e servidores, que se mostraram simpáticos, acolhedores e vestem realmente a camisa e estão passando todo este sentimento para gente também”, comentou a defensora pública.

 

No primeiro dia de curso os novos defensores tiveram contato com a Corregedoria, Ouvidoria Externa, Fundo de Assistência Judiciária, Associação dos Defensores Públicos da Bahia – ADEP/BA, Coordenação Executiva da Capital e do Interior e a Diretoria Geral da DPE/BA.