COMUNICAÇÃO
X Congresso – O consumo aliado à preservação ambiental
Com o tema "Defesa do Consumidor e Desenvolvimento Sustentável", o painel realizado no dia 16 de novembro, teve como palestrante a advogada e diretora do Departamento Nacional de Proteção do Consumidor Juliana Pereira da Silva. A Defensora Pública do Rio de Janeiro Larissa Elias Guimarães foi a debatedora na mesa presidida pelo Defensor Público do Tocantins Edivan de Carvalho Miranda.
No painel, a diretora do DNPC fez um histórico da atuação dos órgãos de defesa do consumidor e ressaltou a importância da Defensoria Pública na área. Além de discorrer sobre os conflitos nas relações de consumo mais comuns, Juliana Silva destacou outras situações que já começam a exigir atendimento na Defensoria Pública. "O brasileiro das classes C,D e E está consumindo mais. Esse brasileiro já compra pela internet e as imobiliárias e construtoras estão se especializando para atender essa demanda e daí surgem potenciais problemas a serem resolvidos através da Defensoria Pública".
A advogada também traçou um paralelo entre o maior poder de consumo do brasileiro e a qualidade dos produtos ofertados no mercado.