Ouvidoria Cidadã participa do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos em Florianópolis
A Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia participou do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos, no Costão do Santinho, em Florianópolis, Santa Catarina. Com o tema central “Defensoria Pública em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade”, o evento reuniu defensores públicos de todo o Brasil, além de corregedores e ouvidores da Defensoria, nos dias 15, 16 e 17 de novembro. O Conadep acontece de dois em dois anos e é o maior evento da Defensoria Pública do Brasil.
“Esse é um Congresso com desafios em que boa parte da discussão acerca da importância da criação de novas Ouvidorias e do processo de fortalecimento das que já existem passa pelas pontes que precisam ser criadas entre a Defensoria Pública e a sociedade brasileira, através das suas Ouvidorias Externas e de outros diálogos com os movimentos sociais”, destacou a ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis.
Ainda de acordo com Vilma Reis, alguns estados que ainda não possuem Ouvidoria Externa já começam a se mobilizar: o Pará recebeu inscrições de candidatura até sexta-feira, 17; nos próximos 90 dias, Rondônia instalará o processo, bem como o Espirito Santo; já a Paraíba está saindo do processo de Ouvidoria Interna para Ouvidoria Externa.
Durante a tarde, quando se instalou a reunião do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas, houve a participação do presidente do CONDEGE, Clériston Cavalcante de Macêdo, da subdefensora-geral da Defensoria de Santa Catarina, Ana Carolina Dihl Cavalin, e do vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) Pedro Paulo Coelho.