Assembleia Legislativa concederá Comenda 2 de Julho à ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia
Ouvidora-geral da Defensoria Pública Estadual, Vilma Reis, será homenageada com a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia: a Comenda 2 de Julho. A casa legislativa concede esta homenagem às figuras ilustres que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento social do Estado e para a sociedade civil.
Vilma Reis, de posse do cargo de ouvidora-geral desde junho, é socióloga, mestre em Ciências Sociais, ativista do movimento de mulheres negras e pesquisadora na área de políticas de segurança pública, juventude e relações raciais. Ao longo da última década, tem atuado de forma decisiva pela afirmação dos direitos das comunidades quilombolas e outros grupos que lutam pela transformação política.
Indicada pelo deputado estadual Gika Lopes, Vilma Reis salienta a importância dessa honraria: “Para nós que viemos de uma história de enfrentamento e muita luta para chegar nesses espaços, primeiramente não devemos encarar essa honraria como algo pessoal e sim social; tem que ser pensado como algo que temos que repartir com todas as outras mulheres que lutam acreditando numa nova sociedade onde possamos viver sem violência e sem racismo, sem homofobia e sem intolerância religiosa”.