Audiência pública debaterá problemas de infraestrutura relatados na UNILAB de São Francisco do Conde
Por Júlio Reis DRT/BA 3352
Audiência será virtual e inscrições ocorrem por meio de mensagem para o número (71) 99938-4982 WhatsApp
Para tratar sobre problemas de ausência de infraestrutura relatados por alunos(as) do Campus Malê da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB) em São Francisco do Conde, a Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) promoverá uma audiência pública esta quarta-feira, 23. O encontro, de participação livre, conta ainda com a organização da DPE/BA e da Defensoria Pública da União e será realizado por meio de ferramenta de reunião virtual a partir das 9h.
A audiência pretende debater sobre a escassez dos recursos públicos destinados à reforma, manutenção e salubridade das estruturas físicas do Campus Malês da UNILAB. Inaugurado em 2014, o Campus segue sem instalações adequadas e condignas à ocupação e permanência dos estudantes.
De acordo com o Movimento Irmandade Malês, composto por alunos e docentes da UNILAB, diversos requerimentos já foram realizados à gestão da Universidade para que fossem esclarecidas questões concernentes à conclusão de obras de infraestrutura do bloco de aulas.
Os estudantes vêm utilizando uma creche cedida pela prefeitura da cidade que não possui condições de salubridade no contexto da pandemia da covid-19 e sem capacidade para receber toda a comunidade acadêmica, que sofre com indisponibilidade de salas de aula.
“Um dos objetivos da audiência é pensar meios de se obter emendas parlamentares para retomar as obras do prédio. Além disso, vamos debater a manutenção de cursos que estariam sendo encerrados na Universidade e a permanência dos estudantes africanos no Campus Malês”, observou a ouvidora-geral da DPE/BA, Sirlene Assis.
Além de estudantes e docentes, serão convidados a participar a gestão da UNILAB, a prefeitura de São Francisco do Conde, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Assembleia Legislativa da Bahia, o Conselho de Igualdade Racial, a Câmara de Deputados, a Embaixada de Angola, entre outros.
SERVIÇO
O quê: Audiência Pública em defesa do Campus Malês da Universidade Afrobrasileira- UNILAB em São Francisco do Conde / BA.
Quando: 23 de fevereiro às 9h
Onde: Audiência virtual via Zoom
Inscrição: gratuita por meio de mensagem para (71) 99938-4982 WhatsApp