BRUMADO – Ouvidoria Cidadã leva o projeto Pé na Estrada e dialoga sobre direitos humanos
Por Por Leonardo Santos - estagiário, sob supervisão de Arthur Franco
A Ouvidoria Cidadã esteve na cidade nos dias 16 e 17 desse mês
A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve na cidade de Brumado, nos dias 16 e 17 de dezembro, com o projeto Ouvidoria Pé na Estrada. A iniciativa visa debater assuntos referentes aos direitos humanos e considera importante existir uma democracia participativa.
No primeiro dia, a Ouvidoria visitou o Castelo Alto de Xangô, após denúncia de mais um caso de intolerância religiosa. A ouvidora-geral, Sirlene Assis, considera lamentável as pessoas violarem um templo sagrado por conta do seu ódio e racismo religioso.
“Cheguei muito triste devido ao ocorrido, mas me encantei com o templo e com o resgate da cultura afro brasileira. Me senti retornando ao continente Africano antes da exploração e usurpação das forças imperialistas e dos colonizadores chegarem aquele continente”, disse Sirlene.
Já no segundo dia, a Ouvidoria deu início aos diálogos com a população de Brumado sobre o direito da juventude negra de viver e envelhecer, além de abordar também o direito e liberdade das pessoas professarem sua fé.
“Precisamos ressignificar o sistema de segurança pública no nosso país e na nossa Bahia. Precisamos de fato efetivar os direitos humanos para todas as pessoas”, concluiu a ouvidora-geral.