Ouvidoria Cidadã - Defensoria Pública da Bahia

Conheça um pouco sobre a Ouvidoria: Apresentação, estrutura e atos

Notícias

Compartilhe:

CAMAÇARI – Ouvidoria participa de manifestação e dialoga com prefeitura local sobre situação de trabalhadores da Ford

Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496

Ato em defesa dos trabalhadores foi realizado nesta quinta-feira, 11, em frente à prefeitura do município, e incluiu uma reunião como prefeito Elinaldo Araújo e equipe de secretários

Ouvidoria participa de reunião junto à gestão municipal de Camaçari

Emprego, renda, saúde e assistência social foram alguns dos principais pontos destacados durante o ato Mulheres Metalúgicas Reagem, realizado em Camaçari nesta quinta-feira, 11, em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras prejudicados pelo anúncio do fechamento da Ford. A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou da iniciativa, que ocorreu em frente à Prefeitura e foi organizado pela Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Metalúrgicos do município.

A Ouvidoria da DPE/BA também integrou uma comissão que visou dialogar com a gestão municipal, representada pelo prefeito Elinaldo Araújo e também pela equipe de secretários, para que fossem adotadas políticas públicas e medidas de reparação para os trabalhadores. Outro ponto discutido foi a desapropriação do terreno da Ford.

Sirlene Assis, ouvidora-geral da Defensoria da Bahia, destacou os impactos do fechamento da indústria no município e se colocou à disposição para fazer a interlocução, junto às Instituições e ao Governo do Estado, para garantir a devida indenização e os demais direitos aos trabalhadores.

“Não houve planejamento para o encerramento das atividades da fábrica e isso vai gerar não apenas demissões em massa, mas crescimento da pobreza e queda na arrecadação. Só na Ford serão mais de cinco mil trabalhadores diretos desligados, sem considerar os funcionários das demais empresas ligadas à cadeia de produção. Então, solicitamos à Prefeitura que pudesse fazer uma intervenção em favor dos trabalhadores”, afirmou Sirlene.

Além de Sirlene Assis, também integraram a comissão o presidente do Sindicato dos Metalúgicos, Júlio Bonfim, o deputado estadual Hilton Coelho, a deputada estadual Olívia Santana, além de políticos, centrais sindicais e dos trabalhadores impactados pelo encerramento da produção de veículos no local.

Ato em defesa dos trabalhadores foi realizado nesta quinta-feira, 11, em frente à prefeitura do município, e incluiu uma reunião com o prefeito Elinaldo Araújo e equipe de secretários.