Festival Cultural encerra comemorações pelos 10 anos da Ouvidoria Cidadã
Por Por Leonardo Santos (estagiário), sob supervisão de Arthur Franco
As atividades de encerramento em comemoração pelos 10 anos da Ouvidoria Cidadã agitaram a Praça do Sol, em Periperi, Salvador. O Festival Cultural: Arte, Cultura e Resistência, promovido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, aconteceu nesta quarta-feira, 30, e contou com apresentações de fanfarras, grupos de capoeira e poesia, além de feira de mulheres empreendedoras e outros movimentos culturais.
O defensor público geral, Rafson Ximenes, dialogou com as crianças sobre os seus direitos e deveres e apresentou a instituição como uma parceira que atua na garantia de direitos da população: “Contem com a Defensoria Pública para se sentirem mais fortalecidos, para lutar pelos seus direitos e para que ninguém mais desrespeitem vocês. O lugar da Defensoria é aqui em Periperi, é no subúrbio. Que este seja um dia de aprendizado, de diversão, de cultura e, principalmente, um dia que vocês possam ter a certeza de que podem procurar a Defensoria mais próxima sempre que forem desrespeitados e terem seus direitos violados”.
De acordo com a ouvidora-geral, Sirlene Assis, “é um momento de alegria e de afirmação do nosso projeto político dessa instituição, que tem como papel viabilizar o acesso à Justiça a população hipossuficiente. Ter acesso à Justiça é ter acesso a uma praça, ter acesso a cultura, acesso a viver com dignidade e liberdade, e isso também é direito humano. A Defensoria Pública está de parabéns por fechar esse mês com práticas exitosas, construídas por várias mãos”.
O subdefensor público geral, Pedro Bahia, também esteve presente. Na ocasião, a população ainda pôde contar com o atendimento jurídico da DPE/BA, com os serviços do SineBahia, da Superintendência de Desportos da Bahia – Sudesb e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia – Sepromi.
Os 10 anos da Ouvidoria Cidadã conta com o apoio da Bahiagás e do Instituto Mangangá.