LAURO DE FREITAS – “A Ouvidoria Cidadã é o meio de comunicação entre o cidadão e a Defensoria”, afirma líder comunitária
Por Por Pollyana Moraes - Estagiária, sob supervisão de Arthur Franco
O projeto Ouvidoria Pé na Estrada estendeu sua programação de comemoração dos 10 anos da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e, na segunda-feira, 18, passou pela cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
Com a presença de líderes comunitários, a reunião discutiu demandas da sociedade civil, buscando democratizar o acesso à Justiça por meio da Defensoria. Tendo como tema principal “Mulheres negras no poder”, a plenária foi sediada na Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas.
“A Ouvidoria Cidadã é o meio de comunicação entre o cidadão e a Defensoria”, afirmou a líder comunitária Adriana do Espírito Santo, que em sua fala, destacou a necessidade de políticas públicas para as comunidades da cidade. “A cada 21 minutos um jovem negro é morto. Precisamos trabalhar para mudar essa realidade”, concluiu.
No encontro, a ouvidora-geral da Defensoria, Sirlene Assis, destacou que o objetivo do projeto Pé na Estrada é, justamente, aproximar a Defensoria da população que vive nas cidades do interior do Estado. Ela, ainda, enfatizou que “fortalecendo a Defensoria Pública, estaremos fortalecendo as pessoas em situação de vulnerabilidade social”.
O defensor público Gilmar Bittencourt também participou do encontro. Em sua fala, Bittencourt disse sobre o relevante papel da Ouvidoria Cidadã para a democratização do acesso à Justiça.
O próximo destino da Ouvidoria Pé na Estrada será Alagoinhas, onde a Defensoria chegará no dia 25 de novembro na Câmara Municipal, das 8h às 12h, para discutir demandas do município. Em seguida, visitará Serrinha, em 26 de novembro, com local ainda a ser definido.