Lauro de Freitas – Ouvidoria da Defensoria realiza eleição para Grupo Operativo no município
A eleição foi realizada na sede do Instituto Federal da Bahia localizado no bairro de Itinga em Lauro de Freitas
A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA se reuniu na sede do Instituto Federal da Bahia (IFBA), localizado no bairro de Itinga, na cidade de Lauro de Freitas, para eleger o representante do Grupo Operativo do município e também para ouvir os cidadãos da cidade a respeito de suas dúvidas a cerca da instituição. A sociedade pode assim conhecer as ações da Defensoria, e conhecer como podem utilizar dos recursos que ela possui como seus canais de atendimento: através do telefone 129, na sede da Defensoria ou pelo site.
Foi votada na reunião, realizada na quinta feira, 20, a representante do Grupo Operativo para representar a cidade. Tudo ocorreu através de um processo de escolha popular envolvendo os membros presentes na reunião. Candidataram-se duas mulheres ao cargo: a vereadora Meiriane Lima e Suzana Brito que trabalha na Base Área de Salvador e foi a vencedora. Em seu discurso, Suzana reforçou que, como moradora da cidade, está à disposição para tentar ajudar a levar as demandas da população e dar continuidade ao que já está sendo feito ao município.
A coordenadora do Instituto Búzios, Eva Bahia, responsável pela eleição do Grupo Operativo, reforçou que a Defensoria caminha lado a lado com o cidadão, buscando sempre ajudar no que for necessário e cobrou da sociedade mais atitude em relação aos seus direitos.
De acordo com Fernanda Cajazeiras, membro da Ouvidoria, o Grupo Operativo é muito importante para dar suporte nas cidades em que a Defensoria está atuando, dando voz, assim, à sociedade. “A participação popular é muito importante, o registro das ocorrências que acontecem no município é fundamental. Assim, tem como a Defensoria dialogar e ajudar a quem precisa”, esclareceu a assessora jurídica.
O defensor público Gilmar Bittencourt, que atua na comarca de Lauro de Freitas, tirou as dúvidas da população sobre os projetos realizados pela Defensoria, como Ação Cidadã Sou Pai Responsável, que realiza juridicamente exames de DNA gratuitos e é uma das maiores demandas do município, e a Defensoria Itinerante, que já é um projeto concreto.