Ouvidoria Cidadã - Defensoria Pública da Bahia

Conheça um pouco sobre a Ouvidoria: Apresentação, estrutura e atos

Notícias

Compartilhe:

Ouvidora-geral da Defensoria Pública recebe medalha Zumbi dos Palmares

Vilma Reis é socióloga e militante de diversos movimentos sociais

Referência nacional na luta do povo negro contra a discriminação e o genocídio da juventude negra, Vilma Reis, foi homenageada com a Medalha Zumbi dos Palmares nessa quarta-feira, 31/09. A iniciativa foi do vereador Sílvio Humberto (PSB), e é concedida a pessoas, grupos ou entidades que se destacam em diversos âmbitos da sociedade, na luta pelo combate à prática do racismo e a favor da cultura afro-brasileira. A solenidade de entrega da medalha, que aconteceu na Câmara Municipal de Salvador, foi prestigiada pela família e militantes de movimentos sociais, que lotaram o plenário.

Para Vilma Reis, a medalha significa o reconhecimento de sua trajetória. “Este prêmio deve ser dividido com as várias representações, companheiras, irmandades que fazem parte desta trajetória em celebração neste momento. Viva nós e as águas”, afirmou a homenageada, que fez um longo discurso sobre a importância da luta da população negra, relembrando momentos da sua adolescência, quando já começou a fazer movimento estudantil. Canções do Ilê-Aiyê foram entoadas por Vilma Reis, como Ilê de luz, contagiando a todos os presentes, que cantaram junto.

O vereador Sílvio Humberto também é militante e ativista nas causas sociais. “Vilma Reis sempre deu uma forte contribuição para transformar Salvador, a Bahia, o Brasil em um lugar mais justo. É uma mulher que serve de inspiração para nossos jovens. Vilma é um ser humano que nunca se furtou da luta contra todas as formas de discriminação. Sempre nos lembra de Lélia Gonzalez, ao repetir que chama todos pelo nome e sobrenome, para que o racismo não coloque apelido. Por isso, ela merece receber essa honraria, que leva o nome do maior herói negro brasileiro”, explicou Sílvio Humberto.

A ialorixá Valnízia Pereira, mãe Val de Airá do Terreiro do Cobre, falou sobre essa representatividade negra na política e do quanto ela é importante: “Penso que essa medalha Zumbi dos Palmares representa um símbolo da competência guerreira do povo negro, o qual você representa e sintetiza da forma mais completa. Dessa forma, essa medalha é de todos nós. Todos nós poderemos carregá-la no peito”.

O subdefensor público geral do Estado, Rafson Ximenes, que representou o defensor-geral na solenidade, felicitou Vilma Reis pela juta homenagem e a contribuição da homenageada enquanto ouvidora da Defensoria. “A Defensoria agradece, principalmente, por você ter nos ensinado que não basta a população negra se ver representada pelas autoridades. As autoridades e todos os brasileiros precisam se ver e se identificar com a população negra”, disse em seu discurso.

Em seu discurso, a ialorixá Lindinalva Barbosa disse pensar que essa medalha Zumbi dos Palmares representa o símbolo da mulher guerreira do povo negro o qual Vilma Reis representa e sintetiza da forma mais completa. “Dessa forma, essa medalha é de todos nós. Todos nós poderemos carrega-la no peito”, destacou.

A ex-ouvidora da defensoria pública e diretora da Associação de Moradores do Nordeste de Amaralina, Tânia Palma, achou uma medalha justíssima: ” A vida de Vilma é a causa. A causa que ela luta desde cedo, de enfrentar o racismo, as desigualdades sociais, a luta pelo povo negro. Essa é uma medalha que ela estende a todos os coletivos, todas as comunidades que lutam como ela. Salvador devia essa homenagem a ela”

Denise Ribeiro, professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, também prestou sua homenagem a Vilma Reis: “Acho que sua luta é histórica, longa, e acho que Vilma representa essa linhagem de grandes mulheres negras, guerreiras, batalhadoras, feministas, que tem o foco no combate à discriminação. Ela me representa, representa as mulheres negras da Bahia de uma forma geral”.

Para a vereadora Aladilce, a homenagem é justa pela grande contribuição que Vilma tem dado à luta pela democracia nessa cidade, contra o racismo, mas sobretudo a luta pelos direitos humanos, pela justiça social. “Tem sido essa a vida de Vilma”, declarou.

A solenidade de entrega da medalha foi marcada pelo soar de tambores. Os cantores e percussionistas Matilde Charles, Ademir Amparo, Nara Couto e Gabi Guedes entoaram canções que falam da luta dos negros. Os atores Val Soriano e Fábio Santana, do Bando de Teatro Olodum, também homenagearam a socióloga Vilma Reis.

Além do vereador Sílvio Humberto, do subdefensor Rafson Saraiva, também compuseram a mesa durante a sessão solene as ialorixás Val de Airá e Lindinalva Amaro Barbosa; a integrante da Coordenação da ONG Mulheres do Nordeste de Amaralina Bandubaluna, Tânia Santana; a professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Denize de Almeida Ribeiro; e a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento.

SOBRE VILMA REIS

Vilma Reis é a ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia e filha de santo do Terreiro do Cobre. Natural de Nazaré das Farinhas, Recôncavo Baiano, é ativista do Movimento de Mulheres Negras. Socióloga, mestra em Ciências Sociais, doutoranda no Programa Interdisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia – POSAFRO-CEAO/FFCH-UFBA. Atuou como professora da Universidade do Estado da Bahia, a UNEB até 2012. É pesquisadora Associada do CEAFRO – Programa de Educação para a Igualdade Racial e de Gênero, do CEAO/UFBA, onde atuou como técnica e coordenadora executiva de 2000 a 2012. É Conferencista nos temas Direitos Humanos das Mulheres, Direitos Humanos das Mulheres Negras e Feminismos no Brasil, Direitos Humanos da Juventude Negra e Políticas de Segurança Pública, Direitos das Comunidades Quilombolas, Relações Raciais no Brasil e na Diáspora Africana. É autora de diversos artigos e ensaios, entre os quais o seu último texto, publicado pela Ponte – Coletivo de Jornalistas Independentes de São Paulo, intitulado “Mulheres Negras – Criminalizadas pelas Mídias, violadas pelo Estado

CONFIRA OUTRAS FOTOS DA ENTREGA DA MEDALHA NO FLICKR DA DEFENSORIA PÚBLICA DA BAHIA