Ouvidora Vilma Reis é homenageada pela Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa
Empoderamento. Determinação. Luta. Mulheres. Foram essas palavras que marcaram a homenagem “Mulheres em destaque na Bahia” proposta pela Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pela deputada estadual Fabíola Mansur. Dez mulheres foram homenageadas. Entre elas, a socióloga e ouvidora-geral da Defensoria Pública Estadual da Bahia-DPE/BA, Vilma Reis, por sua luta nas causas sociais, principalmente pela atuação no movimento negro e feminista. O seu discurso foi ovacionado durante a entrega do prêmio.
“Estamos aqui nessa homenagem com mulheres que têm batalhado muito, como a própria Fabíola Mansur, que é uma parceira da Defensoria. É uma voz que se levanta. Aqui têm mulheres fundamentais na vida da Bahia. Não é uma homenagem para nós. O que fazemos é ampliar essas vozes quando prestamos atenção nas novas lideranças femininas que vem surgindo no movimento, como Mafá, estagiária do Pop Rua da Defensoria, que é uma liderança que vem despontando no movimento de mulheres, no movimento de juventude negra. Eu fico encantada mesmo, porque é uma geração que vem brilhando, que vem com propostas, que não abriu mão de uma agenda histórica, que vai cimentando uma nova agenda. Uma geração que tem a ver com demandas dessa geração que é por direitos sexuais, não só como direitos reprodutivos, mas de falar de liberdade e transformação, ocupar espaços não só para si, mas para a coletividade. Nós devemos partilhar essa homenagem para todas as mulheres que não têm suas vozes respeitadas”, pontuou a ouvidora-geral.
A homenagem aconteceu na manhã da quinta-feira, 17, em sessão especial realizada no Plenário da Casa Legislativa, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento ainda contou com a participação da defensora pública que atua no Núcleo de Defesa da Mulher – NUDEM – Viviane Luchini, e representou o defensor público geral Clériston Cavalcante de Macêdo. Ela entregou o prêmio à líder do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Maria Lucia Santos Pereira, e destacou a importância da Defensora Pública em eventos como este.
“A deputada Fabíola Mansur quer trazer essas novas vozes para o fortalecimento das mulheres no combate a qualquer tipo de violência e discriminação. O papel da DPE é importantíssimo nisso. Nós compomos o NUDEM para encabeçar essa nova voz, fortalecer as mulheres, empoderá-las, para que elas cresçam e se sintam fortalecidas. A Defensoria é o carro-chefe para o acesso dessas mulheres ao judiciário, para aplicar seus direitos, para se sentirem garantidas. Então, nós que possibilitamos isso”, afirmou Luchini.
A sessão especial, que teve como tema “Mulheres: mais poder, mais autonomia… novas vozes”, homenageou também a procuradora-geral do Ministério Público da Bahia, Ediene Santos Lousado; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia, Maria Adna Aguiar do Nascimento; a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago; Nereide Segala, militante do movimento de mulheres; a vereadora de Camaçari Patrícia Santos Oliveira; Makota Valdina, religiosa; a jornalista e comunicadora, Rita Batista; e a promotora de justiça Márcia Teixeira.