Ouvidoria Cidadã participa de ações em comemoração ao Novembro Negro
O encontro aconteceu na Penitenciária Lemos Brito e levou diversas atividades para os detentos
Como parte das atividades em celebração ao Novembro Negro, a ação desenvolvida pelas secretarias e Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), Promoção de Igualdade Racial (SEPROMI) e da Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) levou atividades sociais para os detentos da Penitenciária Lemos Brito. A Defensoria Pública da Bahia participou nos dois turnos. A tarde, foi representada pela ouvidora-geral, Vilma Reis.
A ouvidora-geral da Defensoria Pública, Vilma Reis, ressaltou a importância da Defensoria Pública em estar inaugurando novas unidades da DPE em cidades que tenham presídio a fim de dar mais atenção ao detento. “Precisamos interromper esse ciclo. Se não for possível que todos vocês saiam daqui, que pelo menos seus filhos não entrem”, finalizou, ao referir-se a ao significante aumento de mulheres negras em situação prisional.
Oficinas de dança afro, produção de turbante, grafite, roda de capoeira, cortes de cabelo e maquiagem foram algumas das atividades desenvolvidas para os internos durante todo o dia na terça-feira, 24. Foram realizados atendimentos que visavam à inserção e a valorização dos detentos e detentas.
O evento ainda contou com a participação e parceria da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), do Ministério Público Estadual (MPE), da Ouvidoria Geral do Estado, do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) e do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve).