Ouvidoria Cidadã - Defensoria Pública da Bahia

Conheça um pouco sobre a Ouvidoria: Apresentação, estrutura e atos

Notícias

Compartilhe:

“Ouvidoria contribuiu para o fortalecimento institucional”, elogia presidente do Condege

Por Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944

 

O presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) e defensor público geral de Pernambuco (DPPE), José Fabrício Silva de Lima, prestigiou como convidado especial a cerimônia de comemoração dos 10 anos da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.

Na atividade, ocorrida no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador na última terça, 1, José Fabrício Lima teve a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho da Ouvidoria baiana. Na opinião do presidente do Condege, a DPE/BA acertou em ser pioneira na implementação da Ouvidoria externa, sendo a segunda do país neste quesito, atrás apenas da Defensoria Pública de São Paulo.

“A Defensoria Pública baiana tomou a atitude correta quando instituiu desde 2009 a Ouvidoria Cidadã, de forma externa. É nítido que a Ouvidoria baiana contribuiu para o fortalecimento da instituição em diversas frentes, seja humanizando o atendimento, seja com alguns ajustes para que serviços viessem a ser aprimorados”, afirmou o também defensor público geral de Pernambuco.

Após visita a Salvador, José Fabrício Lima disse estar ainda mais compromissado, como presidente do Condege, para que outros estados também implementem suas Ouvidorias de forma externa. “Assim, as Defensorias poderão também desfrutar das forças dos movimentos sociais e consolidar seus trabalhos cada vez mais com a população”, analisou o defensor geral pernambucano, que também afirma levar como “prioridade” regulamentar a Ouvidoria em Pernambuco “o quanto antes”.

Além de participar da cerimônia dos 10 anos da Ouvidoria, José Fabrício Lima também visitou a sede da Defensoria baiana, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Nela, o presidente do Condege teve a oportunidade de conhecer alguns projetos realizados na gestão do atual defensor público geral da DPE/BA, Rafson Saraiva Ximenes.

“Pude ver o nível de profissionalismo e da proximidade que a Defensoria baiana tem com o cidadão vulnerável. Fico muito feliz em ver que a DPE/BA se fortalece a cada dia, preocupada com os anseios dos vulneráveis do estado”, declarou José Fabrício.

Na conversa, que também contou com a presença do subdefensor público geral, Pedro Casali, e do assessor de relações interinstitucionais da DPE/BA, Álvaro Gomes, ainda foram debatidos assuntos de ordem nacional e outros temas institucionais.